Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80061

TítuloMediar para transformar: Potencialidades de uma intervenção numa casa de acolhimento de crianças e jovens
Outro(s) título(s)Mediating to transform: Potentialities of an intervention in a children's and young people's house
Autor(es)Martins, Ana Margarida
Amorim, Joana
Pereira, Joana
Vilaça, Teresa
Pinheiro, Rafaela Fernandes
Palavras-chaveMediação transformativa
Cumprimento de regras
Comunicação interpessoal
transformative mediation
compliance with rules
Interpersonal comunication
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMartins, A.M., Amorim, J., Pereira, J., Vilaça, T. , & Pinheiro, R.F. (2020). Mediar para transformar: Potencialidades de uma intervençãonuma Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens. In Viana, I.C., & Vilaça, M.T. (Org.), Formação, Mediação e Supervisão: Contextosresponsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas (pp. 240-261). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A investigação tem vindo a mostrar que a mediação transformativa tem potencialidades para responder, entre outras dimensões, às necessidades de promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento integral das crianças e jovens, pois é um método que além de ter como objetivo resolver disputas específicas entre as partes e encontrar uma solução mutuamente aceitável, tem como objetivo efetuar mudanças muito mais profundas nas pessoas e nos seus relacionamentos interpessoais. Neste contexto, partindo de um diagnóstico de necessidades num grupo de crianças (n=7) de uma Casa de Acolhimento, esta comunicação tem como objetivo discutir as potencialidades de um projeto de mediação transformativa na melhoria do cumprimento de regras e da comunicação interpares em crianças entre os 2 e os 8 anos que vivem numa Casa de Acolhimento. Assim, foram estabelecidos os seguintes objetivos que orientarão esta apresentação: i) analisar como evoluem as competências das crianças para cumprir regras ao longo da implementação do projeto; ii) caracterizar como evoluem as competências de comunicação verbal e não verbal das crianças ao longo do desenvolvimento do projeto. A avaliação da intervenção foi feita através da recolha de dados durante as sessões com escrita de diários de bordo. Observou-se uma evolução das competências da maior parte das crianças para cumprirem regras, visível no aumento da sua concentração e empenho nos jogos e da sua capacidade para cumprir as regras específicas dos jogos ou atividades previamente estabelecidas. Também se observou uma evolução nas competências de comunicação verbal e não verbal da maior parte das crianças, evidenciada no aumento do seu bem-estar no trabalho com os outros, na sua capacidade para colaborar com as outras crianças, num comportamento mais adequado durante as atividades propostas e na sua interação mais assertiva com os pares.
Research has shown that transformative mediation has the potential to respond, among other dimensions, to the needs of health promotion and wellbeing and, to the integral development of children and young people as it is a method that in addition of having the objective of resolving disputes between the parties and to find a mutually acceptable solution, aims to effect far more profound changes in people and their interpersonal relationships. In this context, based on a diagnosis of needs in a group of children (n = 7) in a foster home, this communication aims to discuss the potential of a transformative mediation project in improving compliance with rules and peer communication in children between 2 and 8 years-old who live in a foster home. Therefore, the following objectives were established, which will guide this presentation: i) to analyse how children's skills evolve to comply with rules throughout the project's implementation; ii) to characterize how the verbal and non-verbal communication skills of children evolve throughout the development of the project. The evaluation of the intervention was done through the collection of data during the sessions with writing of logbooks. There was an evolution in the skills of most children to comply with rules, visible in the increase of their contraction and commitment in games and their ability to comply with the specific rules of games or activities previously established. There was also an evolution in the verbal and non-verbal communication skills of most children, evidenced by the increase in their wellbeing at work with others, in their ability to collaborate with other children, in a more appropriate behaviour during the activities and their more assertive interaction with peers.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80061
ISBN978-972-8952-65-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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