Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80063

TítuloPotencialidades da mediação intercultural na integração social e bem-estar da comunidade migrante
Outro(s) título(s)Potentials of intercultural mediation in social integration and wellbeing of the migrant community
Autor(es)Rodrigues, Lucinda
Vilaça, Teresa
Ferreira, Paula
Palavras-chaveMediação intercultural
Comunidade migrante
Relações interétnicas
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoRodrigues, L., Vilaça, T., & Ferreira, P. (2020). Potencialidades da mediação intercultural na integração social e bem-estar da comunidademigrante. In Viana, I.C., & Vilaça, M.T. (Org.), Formação, Mediação e Supervisão: Contextos responsáveis pela promoção sustentável decomunidades pacíficas e inclusivas (pp.296-311). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação,Universidade do Minho.
Resumo(s)A comunidade migrante está cada vez mais presente nas novas sociedades contemporâneas e o seu processo de integração pode ser complexo, porque o desconhecimento sobre as culturas diferentes pode levar à rejeição do outro e impedir, por vezes, que comunidades diferentes se relacionem, se ajudem e se reconheçam para além das suas diferenças. A mediação intercultural como metodologia de intervenção exibe um papel importante no processo de integração da comunidade migrante, visto que orienta a sua ação para aproximar a comunidade migrante à comunidade envolvente, proporcionando uma gestão positiva da diversidade e coesão social. A proposta aqui apresentada é um estudo de caso interpretativo e descritivo, realizado no âmbito de um estágio profissionalizante, no Mestrado em Educação na área de especialização em Mediação Educacional. Entre os vários objetivos de investigação associados a este estudo de caso, esta comunicação foca-se nos seguintes objetivos: i) caraterizar as formas de inclusão social da comunidade migrante que participou no projeto de mediação intercultural; ii) caraterizar a perceção das pessoas migrantes que participaram no projeto de mediação intercultural sobre a forma como se sentem incluídos no projeto. Participaram neste estudo de. caso 5 migrantes, 3 homens e 2 mulheres, entre os 23 e 32 anos, dos seguintes países: Índia e Marrocos. Os dados foram recolhidos através do diário de bordo da mediadora e de um questionário de autoavaliação de cada sessão, preenchido pelos participantes e partilhado com todo o grupo. Os resultados obtidos até à data, mostram que na perceção destes migrantes, a comunidade migrante não se sente completamente incluída na comunidade onde vivem, apesar de terem acesso aos serviços públicos e dos filhos frequentarem a escola. Em relação ao projeto de mediação intercultural, todos os migrantes se sentiram incluídos, apoiados e a criar uma rede de amizade entre eles e, também, com as mediadoras interculturais.
The migrant community is increasingly present in new contemporary societies and its integration process can be complex, because the lack of knowledge about different cultures can lead to the rejection of the other and sometimes prevent different communities from relating, helping and recognizing them beyond their differences. Intercultural mediation, as an intervention methodology, plays an important role in the integration process of the migrant community, as it guides its action to bring the migrant community closer to the surrounding community, providing a positive management of diversity and social cohesion. The proposal presented here is a interpretive and descriptive case study, carried out within the scope of an internship at a professional level, in the Master of Education in the area of specialization in Educational Mediation. Among the various research objectives associated with this case study, this communication is focused on the following objectives: i) to characterize the forms of social inclusion of the migrant community that participates in the intercultural mediation project; ii) to characterize the perception of migrant people participating in the intercultural mediation project on how they feel included in the project. In this case study, 5 migrants, 3 men and 2 women, among 23 and 32 years of age, from: India and Morocco. were included. Data were collected through the mediator's logbook and a self-assessment questionnaire completed by the participants in each session and shared with the entire group. The results obtained to date show that in the perception of these migrants, the migrant community does not feel completely included in the community where they live, despite having access to public services and their children attending school. In relation to the intercultural mediation project, all migrants felt included, supported and creating a friendship network between them and, also, with intercultural mediators.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80063
ISBN978-972-8952-65-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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Rodrigues, Vilaça, & Ferreira(2020)_capitulo.pdfPotencialidades da mediação intercultural na integração social e bem-estar da comunidademigrante2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

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