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TítuloConhece-te e transforma-te: Educação pelos pares na promoção da educação sexual e da igualdade de género
Outro(s) título(s)Get to know yourself and transform yourself: Education by people in promoting sexual education and gender equality
Autor(es)Machado, Ana
Gomes, Beatriz
Fernandes, Inês
Pedrosa, Luísa
Vilaça, Teresa
Barros, Duarte
Palavras-chaveAdolescência
Competências
Educação para a saúde
Sexualidade
Adolescence
Health education
Sexuality
Competences
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMachado, A., Gomes, B., Fernandes, I., Pedrosa, L., Vilaça, T., & Barros, D. (2021). Conhece-te e transforma-te: Educação pelos Pares na Promoção da Educação Sexual e da Igualdade de Género. In T.Vilaça & I.C. Viana (Orgs.). Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19 (pp.73-98). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A educação para a saúde é um direito fundamental, por isso, torna-se cada vez mais relevante a abordagem desta temática nas instituições de ensino. O acesso a este tipo de temáticas deve ser feito sem discriminação, coação, violência, e sem ferir suscetibilidades. A promoção da educação para a saúde na escola visa também a criação de ambientes favoráveis à aprendizagem, bem como o desenvolvimento de competências de promoção da saúde individual e comunitária. Neste contexto, o projeto de investigação e intervenção que aqui se apresenta foi realizado por um grupo de alunas da Unidade Curricular de Projeto e Seminário: Dispositivos de Formação e Mediação, que atuaram como voluntárias no Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP), realizado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, que atua na Promoção e Educação para a Saúde em Escolas Básicas e Secundárias com o 3º ciclo. O nosso projeto foi implementado numa turma do 8.º ano de escolaridade, numa Escola Básica em Guimarães, onde foi realizado um diagnóstico de necessidades recorrendo a um questionário inicial que fez emergir o seguinte problema de investigação e intervenção: Qual é a potencialidade de um projeto de educação pelos pares para aumentar o conhecimento dos alunos sobre a sexualidade humana, melhorar a sua autoestima, e desenvolver atitudes de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e promoção da igualdade de género? A recolha de dados foi efetuada através de um inquérito por questionário inicial e final, diários de bordo e análise dos documentos produzidos pelos alunos durante o projeto. Os resultados iniciais revelaram alguma falta de conhecimento e mitos em relação ao namoro na adolescência, identidade de género e consumo de substâncias lícitas, ilícitas e outras adições, bem como uma forte motivação para trabalharem esses temas. Ao longo do projeto observou-se um aumento de conhecimentos nas áreas trabalhadas, embora se tivessem recolhidos poucas evidências de mudanças de atitudes e comportamentos nos alunos, principalmente devido ao curto tempo de intervenção do projeto.
Health education is a fundamental right, so it is becoming increasingly important to address this issue in educational institutions. Access to these types of themes should be done without discrimination, coercion, violence, and without hurting susceptibilities. The promotion of health education at school also aims to create favourable learning environments, as well as to develop individual and community health promotion skills. In this context, the research and intervention project presented here was carried out by a group of students from the Project and Seminar: Training and Mediation Devices course, who worked as volunteers in the National Peer Education Project (PNEP), conducted by the Portuguese Foundation "The Community Against AIDS", which works in Health Promotion and Education in Elementary and Secondary Schools with the 3rd cycle. Our project was implemented in an 8th grade class, in a Basic School in Guimaraes, where a diagnosis of needs was made using an initial questionnaire that led to the following research and intervention problem: What is the potential of a peer education project to increase students´ knowledge about human sexuality, improve their self-esteem, and develop attitudes of STI prevention and promotion of gender equality? Data collection was carried out through an initial and final questionnaire survey, logbooks and analysis of the documents produced by the students during the project. The initial results revealed some lack of knowledge and myths regarding teenage dating, gender identity, licit and illicit substance use, and other addictions, as well as a strong motivation to work on these topics. Throughout the project an increase in knowledge in the areas worked on was observed, although little evidence of changes in student's attitudes and behaviors was collected, mainly due to the short intervention time of the project
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80069
ISBN978-972-8952-76-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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Machado, Gomes, Fernandes, Pedrosa, Vilaça, & Barros (2021)_capítulo .pdfConhece-te e transforma-te: Educação pelos pares na promoção da educação sexual e da igualdade de género775,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

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