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TítuloPotencialidades do projeto ´Expressa-te!´ para a promoção de sexualidades saudáveis em alunos do 7.º ano de escolaridade
Autor(es)Aragão, Eugénia
Rodrigues, António
Araújo, Rita
Pereira, Graça
Vilaça, Teresa
Palavras-chavedisciplina de cidadania e desenvolvimento
sexualidade
competências pessoais e sociais
7.º ano de escolaridade
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoAragão, E., Rodrigues, A., Araújo, R., Pereira, G., & Vilaça, T. (2019). Potencialidades do projeto ´Expressa-te!´ para a promoção de sexualidades saudáveis em alunos do 7.º ano de escolaridade. In T. Vilaça, A.C.Bortolozzi, C.R.Rossi, F. Teixeira, I. Chagas, I.P. Martins, P.R.M. Ribeiro, P.O e S.P. Mendes (Eds), Interação, Interdependência e Interseccionalidade em Sexualidade e Educação Sexual: (In)visibilidades e desafios em investigação e prática ( 361-376). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (CD) foi dinamizado nas turmas do 7ºano da escola o projeto intitulado “Expressa-te!”, que tem como finalidade desenvolver nos alunos competências na área da comunicação e das emoções, competências que estão descritas na estratégia de educação para a cidadania e no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. O projeto surgiu da importância atribuída no contexto escolar à promoção da educação para a cidadania e participação, que visa a preparação dos jovens para uma sociedade em constante mudança. As sessões da área da c omunicação (4/5 sessões ) foram dinamizadas pelo docente da disciplina de CD e a temática das emoções (2 sessões ) foram desenvolvidas pelo Projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social (3.ª geração) de Vila Verde (CLDS 3G de Vila Verde). Posteriormente cada turma realizou um projeto relacionado com uma das temáticas trabalhadas. Cada turma foi apadrinhada por um convidado(a), que deu o seu contributo na realização do projeto com o apoio do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e da Professora Coordenadora do Projeto. Os dados para avaliação dos efeitos dos projetos foram recolhidos através da análise documental das planificações realizadas e dos materiais produzidos no âmbito do projeto por cada turma. Para es se efeito foi feita uma análise de conteú do de que resultou um sistema de categorias emergente. Observou que este projeto permitiu à maior parte dos alunos atingir vários objetivos do projeto educativo da escola, aumentou o seu comprometimento com a promoção da saúde e de sexualidades saudáveis e melhorou as suas c ompetências pessoais e sociais. Estes resultados mostram o efeito positivo deste projeto, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, para o desenvolvimento de competências de promoção da saúde global na maior parte dos aluno de 7º ano envolvidos e, mais especificamente, de competências pessoais e sociais cruciais para a vivência de uma sexualidade saudável, como o respeito pelo outro e pelas diferenças, assertividade, autoestima e comprometimento com a promoção da saúde.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80074
ISBN978-989-8952-06-6
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aragão, Rodrigues, Araujo, Pereira & Vilaça(2019).pdfPotencialidades do projeto ´Expressa-te!´ para a promoção de sexualidades saudáveis em alunos do 7.º ano de escolaridade961,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

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