Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80085

TítuloPortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta
Autor(es)Truta, Raquel
Príncipe, Pedro
Saraiva, Ricardo
Rodrigues, Eloy
Pais, Clarisse
Palavras-chavePortAberta
Portal de Investigação
Ciência Aberta
CRIS
RIM
Universidade do Minho
Instituto Politécnico de Bragança
VIVO
software aberto
open source
Data12-Out-2022
Resumo(s)Esta comunicação tem como objetivo apresentar o projeto PortAberta – Portal de Investigação para a Ciência Aberta – que tem como promotores a Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). A iniciativa surge com o propósito de colmatar uma necessidade partilhada de estabelecer um sistema CRIS e Portal de Investigação, como ferramentas para apoiar e reforçar a afirmação na investigação e inovação, alicerçada em sistemas de software aberto, sob princípios da Ciência Aberta e alinhado com as iniciativas nacionais, assegurando sustentabilidade à operação e a sua relevância como boa prática a nível nacional e europeu. O “Portal de Investigação para a Ciência Aberta” em desenvolvimento no quadro da operação de modernização PortAberta, surgiu com o propósito de disponibilizar “Portais de Investigação” que facilitem o acesso, consulta e utilização da informação da Investigação na UMinho e IPB, quer internamente pelos seus membros e órgãos, quer externamente, promovendo a visibilidade, impacto da atividade e dos resultados de I&D. Estes Portais de investigação da UMinho e do IPB serão operacionalizados através da implementação do software VIVO.
TipoComunicação em painel
DescriçãoComunicação proferida na "13.ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta", realizada de 06 a 08 de outubro de 2020, Maputo, Moçambique / formato hibrído.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80085
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:USDB - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONFOA2022_Pecha_Kucha_PortAberta_Final.pdfResumo889,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
PortAberta_ConfOA2022_final.pdfApresentação1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID