Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8010

TítuloA abertura à Sociologia: a experiência dos estágios no curso de Sociologia da Universidade do Minho
Autor(es)Brandão, Ana Maria
Araújo, Emília Rodrigues
Palavras-chaveEstágios
Sociologia
Ensino superior
DataOut-2007
EditoraAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
CitaçãoENCONTRO O ESTADO DA SOCIOLOGIA EM PORTUGAL, Lisboa, 2007 - “Encontro o estado da Sociologia em Portugal : formação, investigação e profissionalização”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Sociologia, 2007].
Resumo(s)Esta apresentação pretende ser uma reflexão sobre a experiência de estágio inserido no último ano da licenciatura em Sociologia da Universidade do Minho. O estágio constitui um momento particular de articulação entre o mundo académico e o mundo do trabalho, favorecendo a criação de visibilidade do futuro licenciado no mercado de trabalho. Considerando que o estágio constitui um momento importante na formação em Sociologia e valorizador do curriculum do candidato à procura do primeiro emprego, as autoras assumem, por um lado, que o mercado de trabalho está cada vez mais informado sobre o tipo de competências que o licenciado em Sociologia pode oferecer, mas também mais selectivo e exigente relativamente aos produtos do próprio estágio. Estes dois traços traduzem, ao mesmo tempo, uma pressão acrescida sobre a dimensão profissionalizante das orientações de estágio e o maior relevo adquirido pelos “capitais sociais” gerados no decurso do estágio. Na apresentação usa-se informação proveniente dos relatórios de curso, assim como sobre as entidades acolhedoras de estágio no ano lectivo de 2006/ 2007.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8010
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicações / Communications
DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abertura Sociologia.pdfDocumento principal164,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID