Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80378

TítuloA representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
Outro(s) título(s)The graphical representation in the learning of functions by 10th grade students
Autor(es)Viseu, Floriano
Silva, André
Rocha, Helena
Martins, Paula Mendes
Palavras-chaveRepresentação gráfica
Interpretação de gráficos
Construção de gráficos
Dificuldades gráficas
Alunos
Graphical representation
Interpretation of graphs
Construction of graphs
Graphical difficulties
Students
DataAbr-2022
EditoraUniversidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación
RevistaEducación Matemática
Resumo(s)A exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão.
The work with different representations promotes a deeper understanding of topics of functions. Based on this assumption, this study aims to analyze the contribution of the graphical representation to the learning of the inverse function and of the parity of a function by 10th grade students. The study adopts a qualitative and interpretative methodology to understand the students’ actions while solving the proposed tasks. The analysis of the resolutions shows that the graphic representation served as support for the development of the definitions of the topics under study. And this despite the fact that some students revealed difficulties in the interpretation and construction of graphs; in identifying images and inverse images in function’s graphs; in representing certain graphical characteristics associated with some concepts of functions, such as the relationship between the parity of a function and the symmetry on its graphical representation (mixing up the axis of symmetry and the axis of reflection). Overall, this study shows how the approach to the concepts based on a graphical representation can contribute to their understanding.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80378
DOI10.24844/EM3401.07
ISSN0187-8298
e-ISSN2448-8089
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10º ano de escolaridade.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID