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https://hdl.handle.net/1822/80506
Título: | Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal - uma reflexão sobre a sua inclusão |
Outro(s) título(s): | Deaf students in Higher Education in Portugal - a reflection on inclusion Estudiantes sordos en Educación Superior en Portugal - una reflexión sobre su inclusión |
Autor(es): | Jesus, Francislene Cerqueira de Cruz-Santos, Anabela Miranda, Theresinha Guimarães Almeida, Wolney Gomes |
Palavras-chave: | Ensino superior Estudantes surdos Inclusão Higher education Deaf students Inclusion Educación superior Estudiantes sordos Inclusión |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
Revista: | Educação e Filosofia |
Resumo(s): | O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem ampliado nos
últimos anos, e com isso, a inclusão desses estudantes, passa a ser um desafio.
Nesse sentido, objetivamos neste estudo analisar a sua inclusão no ensino superior
em Portugal. O estudo compreende a trajetória de três estudantes surdos
vinculados a duas instituições de ensino superior, e cuja comunicação seestabelece pela Língua Portuguesa. Como forma de levantamento de dados, foram
realizadas entrevistas semiestruradas, nas modalidades presencial e por
videoconferência. Salientamos que a escolha pela língua oral utilizada durante a
entrevista foi dos estudantes, uma vez que estes alunos utilizam na maior parte do
seu tempo a Língua Portuguesa, na sua vertente oral e escrita. Os resultados
apontam para a importância de repensar a oferta de ensino permeado pela presença
da Língua Gestual Portuguesa (LGP) nas atividades acadêmicas tendo em conta as
principais necessidades apontadas pelos estudantes que participaram neste estudo:
a) presença do intérprete de LGP nas salas de aula; b) colaboração dos professores
da educação superior; c) interações sociais na universidade, e d) inclusão de
estudantes surdos, o que demonstra a importância de repensar as práticas
inclusivas para estudantes universitários surdos nas Instituições que frequentam. The enrollment of deaf students in higher education has increased in recent years, and with that, the inclusion of these students, becomes a challenge. In this sense, we aim in this study to analyze its inclusion in higher education in Portugal. The study comprises the trajectory of three deaf students linked to two higher education institutions, and whose communication is established by the Portuguese Language. For data collection, semi-structured interviews were conducted, in person and by video conference. We emphasize that the choice of the oral language used during the interview was of the students, since these students use most of their time the Portuguese language, in its oral and written components. The results point to the importance of rethinking the teaching offer permeated by the presence of the Portuguese Sign Language (PSL) in academic activities taking into account the main needs pointed out by the students who participated in this study: a) presence of the PSL interpreter in the classroom; b) collaboration of higher education teachers; c) social interactions at the university, and d) inclusion of deaf students, which demonstrates the importance of rethinking inclusive practices for deaf students in the Institutions they attend. La matrícula de estudiantes sordos en la educación superior se ha incrementado en los últimos años, y con ello, la inclusión de estos estudiantes, se convierte en un desafío. En este sentido, nuestro objetivo en este estudio esanalizar su inclusión en la educación superior en Portugal. El estudio comprende la trayectoria de tres estudiantes sordos vinculados a dos instituciones de educación superior, cuya comunicación está establecida por la lengua portuguesa. Como medio de recopilación de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas, en persona y por videoconferencia. Destacamos que la elección del idioma portugués utilizado durante la entrevista fue de los estudiantes, ya que estos estudiantes utilizan la mayor parte de su tiempo el idioma portugués, en sus aspectos oral y escrito. Los resultados apuntan a la importancia de repensar la oferta docente permeada por la presencia de la Lengua de Signos Portuguesa (LSP) en las actividades académicas teniendo en cuenta las principales necesidades señaladas por los estudiantes que participaron en este estudio: a) presencia del intérprete LSP en las aulas; b) colaboración de profesores de educación superior; c) interacciones sociales en la universidad, y d) inclusión de estudiantes sordos, lo que demuestra la importancia de repensar las prácticas inclusivas para los estudiantes universitarios sordos en las Instituciones a las que asisten. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80506 |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60469 |
ISSN: | 0102-6801 |
e-ISSN: | 1982-596X |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cerqueira, Cruz-Santos, Miranda & Almeida 2022.pdf | 623,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |