Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80509

TítuloEducação e democracia: O desafio populista
Outro(s) título(s)Education and democracy: The populist challenge
Autor(es)Barbosa, Manuel Gonçalves
Palavras-chaveEducação
Democracia
Populismo
Education
Democracy
Populism
Data30-Jun-2022
EditoraUniversidad Autónoma de Madrid
RevistaRevista Educación, Política y Sociedad
Resumo(s)Este artigo analisa o impacto do populismo governamental nos princípios basilares da democracia representativa e no comportamento dos cidadãos e apresenta, com algum detalhe, um quadro de capacitação ética, epistémica e política para abrir caminho a uma forma de abordar a educação cívico-democrática nas escolas que ajude os alunos a compreenderem e a reagirem, com sensibilidade e bom senso, aos aspetos mais problemáticos desse tipo de populismo nas instituições democráticas e nas suas vidas. Em primeiro lugar, o artigo aborda o regresso do populismo à cena política contemporânea e escrutina algumas das razões subjacentes. Em segundo, analisa a transformação populista das traves-mestras da democracia representativa e as suas implicações pedagógicas. Por fim, deixa à consideração dos professores um conjunto de sugestões pedagógicas que podem potenciar uma melhor abordagem do populismo nas escolas.
This article analyzes the impact of governmental populism on the core principles of representative democracy and citizen behavior and presents, in some detail, a framework of ethical, epistemic, and political empowerment to pave the way for a way to approach civic-democratic education in schools that helps students understand and react, with sensitivity and common sense, to the most problematic aspects of this type of populism in democratic institutions and in their lives. First, the article addresses the return of populism to the contemporary political scene and scrutinizes some of the underlying reasons. Second, it analyzes the populist transformation of the mainstays of representative democracy and its pedagogical implications. Finally, it leaves to the teachers' consideration a set of pedagogical suggestions that can enhance a better approach to populism in schools.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80509
DOI10.15366/reps2022.7.2.012
ISSN2445-4109
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação e democracia- o desafio populista_Manuel G Barbosa.pdf202,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID