Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80509
Título: | Educação e democracia: O desafio populista |
Outro(s) título(s): | Education and democracy: The populist challenge |
Autor(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação Democracia Populismo Education Democracy Populism |
Data: | 30-Jun-2022 |
Editora: | Universidad Autónoma de Madrid |
Revista: | Revista Educación, Política y Sociedad |
Resumo(s): | Este artigo analisa o impacto do populismo governamental nos princípios basilares
da democracia representativa e no comportamento dos cidadãos e apresenta, com
algum detalhe, um quadro de capacitação ética, epistémica e política para abrir
caminho a uma forma de abordar a educação cívico-democrática nas escolas que
ajude os alunos a compreenderem e a reagirem, com sensibilidade e bom senso,
aos aspetos mais problemáticos desse tipo de populismo nas instituições
democráticas e nas suas vidas. Em primeiro lugar, o artigo aborda o regresso do
populismo à cena política contemporânea e escrutina algumas das razões
subjacentes. Em segundo, analisa a transformação populista das traves-mestras da
democracia representativa e as suas implicações pedagógicas. Por fim, deixa à
consideração dos professores um conjunto de sugestões pedagógicas que podem
potenciar uma melhor abordagem do populismo nas escolas. This article analyzes the impact of governmental populism on the core principles of representative democracy and citizen behavior and presents, in some detail, a framework of ethical, epistemic, and political empowerment to pave the way for a way to approach civic-democratic education in schools that helps students understand and react, with sensitivity and common sense, to the most problematic aspects of this type of populism in democratic institutions and in their lives. First, the article addresses the return of populism to the contemporary political scene and scrutinizes some of the underlying reasons. Second, it analyzes the populist transformation of the mainstays of representative democracy and its pedagogical implications. Finally, it leaves to the teachers' consideration a set of pedagogical suggestions that can enhance a better approach to populism in schools. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80509 |
DOI: | 10.15366/reps2022.7.2.012 |
ISSN: | 2445-4109 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação e democracia- o desafio populista_Manuel G Barbosa.pdf | 202,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |