Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80518

TítuloA construção da identidade profissional na transição para o mercado de trabalho: Perceções de diplomados do ensino superior
Outro(s) título(s)Professional Identity development in the transition to the labour market: Perceptions of graduates
Autor(es)Paulos, Liliana
Valadas, Sandra T.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveIdentidade profissional
Diplomados
Fatores socioinstitucionais
Transição
Professional Identity
Graduates
Socioinstitutional variables
Transition
Data7-Fev-2022
RevistaRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde
Resumo(s)Introdução. O presente estudo foca-se nas perceções de diplomados do ensino superior sobre o processo de construção da sua identidade profissional, com o objetivo de compreender em que momento(s) os diplomados desenvolvem a Identidade profissional, bem como identificar os fatores que influenciam a sua construção. Método. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista em profundidade com 24 diplomados de duas instituições de ensino superior públicas portuguesas, de várias áreas científicas, e que estão no mercado de trabalho há, pelo menos, 18 meses. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada, emergindo à posteriori as seguintes categorias: (i) antes da entrada no Ensino Superior (subcategorias: contacto com pessoas de referência e com o meio envolvente; aprendizagem e experiências durante o ensino secundário); (ii) frequência do Ensino Superior (subcategorias: conteúdos e atividades curriculares; atividades extracurriculares e estágios); (iii) entrada no mercado de trabalho (subcategorias: comparação social; reconhecimento de outros significativos). Resultados. A análise de conteúdo permitiu compreender que o processo de identificação com uma profissão é contínuo e começa antes da formação inicial, prolongando-se ao longo da formação académica e do exercício profissional. Foram, ainda, identificados fatores socioinstitucionais que contribuíram para a construção da identidade profissional: influências sociais e ambientais, escolares e académicas, aprendizagem em contexto real de trabalho, comparação social e reconhecimento significativo. Discussão e Conclusão. A identidade profissional parece resultar de um processo de socialização em diferentes contextos, contribuindo para que os diplomados tomem consciência do que significa autodefinirem-se como profissionais. Além da importância da identificação com um determinado grupo profissional, a aprovação social contribuiu, também, para a construção da identidade profissional, uma vez que este processo envolve o reconhecimento significativo acerca da sua própria identidade como membro desse grupo. Isto sugere que o processo é, até certo ponto, dependente da existência de modelos de papéis para ajudar o diplomado a encontrar a identidade apropriada.
Introduction. The present study focuses on the perceptions of higher education graduates about the development process of their professional identity. The main aims are to identify the moment(s) when graduates develop their professional identity, and the factors influencing its development. Methods. Data were collected by means of twenty-four in-depth interviews with graduates from two portuguese public higher education institutions, from various scientific areas, and who have been in the labour market for at least 18 months. Content analysis was performed, and the main a posteriori categories emerged: (i) before entering Higher Education (subcategories: contact with reference people and with the environment; learning and experiences during secondary education); (ii) during Higher Education (subcategories: curricular content and activities; extracurricular activities and internships); (iii) entry into the labour market (subcategories: social comparison; recognition of others significants). Results. Results show that graduates’ identification with a profession is a continuous process that begins before the transition to the Higher Education and extends throughout higher education and during the professional practice. Socio-institutional factors influencing the professional identity formation were also identifyed: social and environmental, school, and academic influences, on-the-job learning, social comparison and recognition of others significants. Discussion and Conclusion. Professional identity seems to result from a process of socialization in different contexts, which contributs to graduates becoming aware of what defines themselves as professionals. In addition to the importance of identifying with a particular professional group, social approval also contributed to the construction of professional identity, since this process involves the recognition of others significants. Overall, this suggests that the process is, to some extent, dependent on the existence of role models to help the graduate find the appropriate identity.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80518
ISSN2182-7591
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ano11-Volume1-Artigo10.pdf370,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID