Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8055

TítuloSer e saber: (re)visitações do passado e construção das identidades (homos)sexuais
Autor(es)Brandão, Ana Maria
Palavras-chaveIdentidade e memória
História de vida
Identidade sexual
Homossexualidade feminina
Data2004
EditoraAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)
CitaçãoCONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 5, Braga, Portugal, 2004 – “Sociedades contemporâneas : reflexividade e acção”. [Lisboa] : APS, 2004. ISBN 978-972-95945-3-3.
Resumo(s)A identidade refere-se à experiência de nos sentirmos, por um lado, unos, inteiros, e, por outro, diferentes e diferenciáveis dos outros. Ter uma identidade pressupõe a continuidade e a consistência do ser a partir das quais nos reconhecemos como sendo os mesmos e os outros nos reconhecem como sendo nós próprios. Isto não significa que as formas identitárias sejam imunes à mudança. Pelo contrário, permanecemos iguais não excluindo a mudança, mas articulando o novo com o já existente de modo a garantirmos a coerência identitária e a evitarmos rupturas. A partir das histórias de vida de algumas mulheres, pretendemos dar conta desse processo de articulação/ negociação, procurando mostrar de que modo vamos atribuindo e modificando os sentidos que damos às experiências por que passamos e como as vamos integrando progressivamente nas nossas definições identitárias anteriores. Os dados apresentados referem-se a um projecto de investigação em curso que se debruça sobre o processo de construção das identidades (homos)sexuais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8055
ISBN978-972-95945-3-3
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ser e Saber.pdfDocumento principal155,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID