Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80844

TítuloPráticas e contributos da mediação sociofamiliar nas equipas multidisciplinares dos centros de acolhimento de crianças e jovens
Outro(s) título(s)Practices and contributions of socio-family mediation of multidisciplinary teams of child and youth in residential care
Autor(es)Magalhães, Laura Patrícia Sousa Monteiro
Orientador(es)Almeida, Ana Maria Tomás de
Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveAcolhimento residencial
Mediação
Práticas profissionais
Residential care
Mediation
Professional practices
Data14-Nov-2022
Resumo(s)A maior parte das situações de acolhimento residencial acontece devido a dificuldades das famílias para resolverem adequadamente os problemas que ocorrem nos seus contextos familiares e que visam diretamente as crianças ou jovens que estão referenciadas no sistema de promoção e proteção. Estas situações têm subjacente uma vulnerabilidade ou falta de capacidade da própria família em saber como fazer para os solucionar. A mediação sociofamiliar, em contexto de acolhimento residencial, é um procedimento que procura o empoderamento da família vulnerável, o fortalecimento dos laços familiares e a sua participação na construção de alternativas viáveis, responsáveis e duradouras com vista à reunificação familiar. É um meio facilitador da comunicação entre os elementos da família e os seus sistemas sociais e de proteção. Foi nosso objetivo investigar o seu contributo nas equipas multidisciplinares das casas de acolhimento para a mudança positiva das conceções e interações com as famílias. Através de uma amostragem não probabilística, mas garantindo a diversificação contextual e a sua representatividade, desenvolvemos dois estudos junto de 12 casas de acolhimento residencial, situadas num distrito, do norte de Portugal. Da nossa amostra fez parte um total de 64 profissionais que pertenciam na sua maioria às equipas técnicas das diferentes casas. Este é um projeto de investigação participativa de desenho misto com recurso a avaliações qualitativas e quantitativas. Os resultados permitem considerar a mediação como um recurso complementar positivo na promoção da interação e comunicação entre os diferentes intervenientes – profissionais, famílias e crianças. Contudo, uma vez que a proteção da criança e o empoderamento da sua família podem assumir posições antagónicas nas práticas profissionais, há necessidade de desenvolver programas, junto dos profissionais, que visem a cooperação com as famílias. Por outro lado, é ainda percetível a necessidade de rever a formação contínua que é oferecida, bem como, inovar nas práticas profissionais, com vista a desenvolver modelos de prevenção dos efeitos iatrogénicos da medida de acolhimento residencial e na qualidade de vida destas crianças e suas famílias.
Most residential care situations happen due to families' difficulties in adequately solving the problems that occur in their family contexts and that directly target children or young people who are referenced in the promotion and protection system. These situations have underlying vulnerability or lack of capacity of the family itself to know how to solve them. Socio-family mediation, in the context of residential care, is a procedure that seeks to empower the vulnerable family, strengthen family ties and their participation in the construction of viable, responsible and last longing alternatives aiming for a family reunification. It is a way of making communication easier between family members and their social and protection systems. It was our aim to investigate its contribution in the multidisciplinary teams of the residential care homes for a positive change of the conceptions and interactions with the families. Through a non-probabilistic sample, but ensuring contextual diversification and its representativeness, we developed two studies with 12 residential care homes, located in a district in the north of Portugal. Our sample included a total of 64 professionals that in their majority belonged to the technical teams of the different houses. This is a mixed design participatory research project using qualitative and quantitative assessments. The results allow us to consider mediation as a positive complementary resource in the promotion of interaction and communication between the different participants – professionals, families and children. Although, since child protection and the empowerment of their family can take on opposing positions in professional practices, there is a need to develop programs, among professionals, that aim for cooperation with families. On the other hand, it is noted the need to review the continuous training that is offered, as well as innovate in professional practices, aiming at developing models of prevention of the iatrogenic effects of the measurements of the residential care and on the quality of life of these children and their families.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80844
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Laura Patrícia de Sousa Monteiro Magalhães.pdfTese de doutoramento4,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID