Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80847

TítuloEstratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
Autor(es)Martins, Letícia Gabriela Baptista
Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveResolução de problemas
Ensino Secundário
Estratégias de resolução de problemas
Dificuldades na resolução de problemas
Comunicação escrita
Data2018
EditoraSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
RevistaInvestigação em Educação Matemática
CitaçãoMartins, L. G., & Martinho, M. H. (2018). Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático. In Rodrigues, A., Barbosa, A., Santiago, A., Domingos, A., Carvalho, C., Ventura, C., Costa, C., Rocha, H., Matos, J. M., Serrazina, L., Almeida, M., Teixeira, P., Carvalho, R., Machado, R. & Carreira, S., Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática, (pp. 301-318). Coimbra: SPIEM.
Resumo(s)O uso da resolução de problemas na sala de aula é muito importante já que permite estimular o desenvolvimento do raciocínio dos alunos. Mais do que saber aplicar os seus conhecimentos, é essencial que saibam estabelecer estratégias para ultrapassar algum problema que tenham de enfrentar, tanto no ambiente escolar como, no futuro, a nível profissional. Para isto, desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas são dois fatores de extrema importância e que podem ser trabalhados em simultâneo. Mas, quando se trata de desenvolver certas competências, há dificuldades que surgem e é importante detetá-las, para que possam ser ultrapassadas. Quando os alunos têm oportunidade de confrontar diferentes estratégias e trocar ideias, tomam contacto com outros raciocínios que podem ser uteis para novos problemas. E, ligado a tudo isto, torna-se necessário perceber como é que os alunos comunicam por escrito, tentando que, a cada problema resolvido, o aluno melhore também a forma como organiza a sua resposta. Assim, nesta comunicação pretende-se identificar as estratégias utilizadas e as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como caracterizar a comunicação escrita nas respetivas resoluções. Para responder a esses objetivos, são apresentados os resultados encontrados na análise das respostas de uma turma de 11.º ano de Matemática A a um problema proposto em sala de aula. Na resolução deste problema, as estratégias a que os alunos mais recorreram foram a construção de esquemas/figuras e a construção de um modelo. Quanto às dificuldades, estas foram sentidas na interpretação de resultados e a nível de estratégia, tanto na escolha como na execução. Já na comunicação escrita, foi percetível alguma dificuldade em fundamentar claramente as respostas, vários alunos recorreram à experimentação na fundamentação utilizada e, no que toca às representações, evidenciaram-se a simbólica e a icónica.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80847
ISSN2182-0023
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_MartinsMartinho_EIEM.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID