Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80870

TítuloPortugal e Moçambique - travessias identitárias e imaginários do passado e do presente
Editor(es)Martins, Moisés de Lemos
Balbé, Alice Dutra
Macedo, Isabel Moreira
Mabasso, Eliseu
Palavras-chaveDiversidade transnacional das culturas
Identidades culturais
Imaginários coloniais e pós-coloniais
Moçambique
Portugal
Representações sociais
Travessias identitárias
Transnational diversity of cultures
Cultural identities
Colonial and post-colonial imaginaries
Significant practices
Mozambique
Social representations
Identity crossings
DataNov-2022
EditoraHúmus
CitaçãoMartins, M. L., Balbé, A., Macedo, I., & Mabasso, E. (Eds.). (2022). Portugal e Moçambique - Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente. Húmus.
Resumo(s)Portugal e Moçambique – Travessias identitárias e imaginários do passado, do presente e do futuro é um livro que reúne contributos de investigadores do projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal”, um projeto financiado pela Fundação Aga Khan para o Desenvolvimento e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal, e na Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo, em Moçambique. Este livro coloca em questão a memória cultural dos cidadãos portugueses e dos cidadãos moçambicanos e explora o modo como as identidades culturais dos povos são construídas e reconstruídas com o recurso à imagem, à memória e ao discurso, difundidos, seja por produtos culturais e artísticos, seja por produtos educativos. Centrando-se particularmente num conjunto de filmes, de exposições museológicas e em estudos sobre manuais escolares de história, os textos de Portugal e Moçambique – Travessias identitárias e imaginários do passado, do presente e do futuro reúnem reflexões que nos permitem um olhar, não apenas transdisciplinar, porque é deste modo que a própria equipa deste projeto se caracteriza, mas também um olhar histórico e comparativo, visando o passado de Moçambique e de Portugal, assim como o modo como através das suas culturas os portugueses e os moçambicanos encaram o presente e projetam orientações em relação ao futuro.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80870
ISBN978-989-755-832-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
DCC - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Portugal_e_Mocambique.pdf5,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID