Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/80903

TitleHeterotopias perceptivas: o conceito de heterotopia na performance-instalação percepção - análise e pesquisa no diálogo corpo-mente-espaço
Other titlesPerceptive heterotopias: Foucault's concept of heterotopia in the performance-installation perception - analysis and research of the body-mind-space dialogue
Author(s)Maçaira, Yahsmine Lamar Calil
Advisor(s)Rabot, Jean-Martin
Rocha, Rosemeri
KeywordsBodyMindCentering®
Ciência cognitiva incorporada
Dança contemporânea
Educação somática
Heterotopia
Contemporary dance
Embodied cognitive science
Somatic Education
Issue date20-Jun-2022
Abstract(s)Esta pesquisa tem o intuito de trazer a leitura do termo e da ciência reconhecida por Foucault como Heterotopia e Heterotopologia na análise do espaço performado e como este inter(co)relaciona com o corpo que adentra nele e vice-versa, utilizando-se de uma metodologia de pesquisa somático-performativa (Ciane Fernandes) e análise crítica da obra Performance-Instalação Percepção. Em sua análise crítica este trabalho evoca a ideia de corpo como ponto zero do mundo (Michel Foucault) e de corpo Soma (Thomas Hanna). O trabalho foca na vertente da arte-cênica contemporânea, cujo o estudo-investigativo entre a ciência cognitiva incorporada (Lakoff&Johnson), a percepção Enativa (Maturana&Varela) e as artes (dança teatro, contato-improvisação, dança de lugar específico, Body-Art, Performance-instalativa...) delineia e direciona o processo criativo e produto final da obra cênica. Tanto na análise dissertativa como na pesquisa somático-performativa faz-se uso de uma perspectiva da anatomia/embriologia incorporada apresentada pelos estudos do Body-Mind Centering®, quando trata da relação Corpo-Espaço-Mente. Desenvolve-se uma análise comparativa entre uma epistemologia incorporada de Bonnie Bainbridge Cohen e a perspectiva filosófica, sócio-cultural de formação de espaços outros, heterotopias, apresentada por Michael Foucault.
This research aims to bring the interpretation of the term and the science recognized by Foucault as Heterotopia and Heterotopologia in the analysis of the performed space and how it inter(co)relates with the body that enters it and vice versa. Using a methodology of somatic-performative research (Ciane Fernandes) and critical analysis of the work Performance-Installation Perception. In its critical analysis this work evokes the idea of body as the zero point of the world (Michael Foucault), and of the body Soma (Thomas Hanna). The work focuses on contemporary scenic arts, where the study-investigation between embodied cognitive science (Lakoff&Johnson), Enactive Percep tion (Maturana&Varela) and the arts (dance-theatre, contact-improvisation, site-specific dance, Body-Art, Performance-installation...) delineates and directs the creative process and the final product of the sce nic work. In the dissertative analysis as well as in the somatic-performative research a perspective of the embodied anatomy/embryology presented by the studies of Body-Mind Centering® is used when deal ing with the relation Body-Space-Mind. A comparative analysis is developed between Bonnie Bainbridge Cohen's embodied epistemology and the philosophical, socio-cultural perspective of formation of other spaces, heterotopias, presented by Michael Foucault.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80903
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS - Dissertações de mestrado

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