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TítuloA abordagem experimental das ciências no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico: sua relevância para o processo de educação científica nos níveis de escolaridade seguintes
Autor(es)Sá, Joaquim
Palavras-chaveAbordagem experimental das ciências
Relevância educativa
1º ciclo do ensino básico
Jardim de infância
Pensamento e acção da criança
Optimizar a aprendizagem e o desenvolvimento
Data2000
EditoraMinistério da Educação. Instituto de Inovação Educacional
RevistaInovação
Citação"Inovação". 0871-2212. 13:1 (2000) 57-67.
Resumo(s)O autor tenta trazer à luz a relevância educativa da iniciação das nossas crianças ao processo experimental desde tenra idade. Reflectindo sobre a natureza da abordagem experimental, critica algumas concepções e práticas que, do seu ponto de vista, fazem das Ciências algo pouco relevante para as crianças. Em contraponto, reportando-se à sua experiência de intervenção e investigação com turmas de crianças do jardim de infância e 1º ciclo, preconiza uma abordagem experimental das Ciências que põe a ênfase nos processos de construção do conhecimento e na qualidade do pensamento reflexivo em contexto social de comunicação e cooperação. Sustenta que todo este processo depende de uma forte intencionalidade pedagógica do adulto e das suas competências de estimulação do pensamento e acção. Conclui argumentando que o processo experimental é particularmente fecundo na faixa etária dos 4/5 aos 11/12 anos em termos de optimizar a aprendizagem e desenvolvimento.
The author attempts to reveal the educational relevance of initiating our children from an early age to the experimental process. Reflecting on the nature of the experimental approach, he criticises some conceptions and practices which, from his point of view, turn Science into a subject of little relevance for children. In counterpoint, he refers to his experience of intervention and research with Infant and Junior school classes, and suggests an experimental approach to science which emphasises knowledge-building processes and the quality of reflective thinking within a social context of communication and cooperation. He argues that this whole process depends upon the teacher’s clear educational purpose and skill in stimulating thought and action. The author concludes by arguing that the experimental process is especially fruitful for children in the 4/5 to 11/12 years old range, in terms of optimizing learning and development.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8097
ISSN0871-2212
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Artigos (Papers)

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