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https://hdl.handle.net/1822/81008
Título: | Interpersonal relationships among university students: a randomized longitudinal effectiveness evaluation study |
Outro(s) título(s): | Relações interpessoais entre estudantes universitários: um estudo longitudinal randomizado de avaliação da eficácia |
Autor(es): | Costa, Ana Rita Almeida Alves da Machado, José Cunha Santos, Martim Pereira, M. Graça Remondes-Costa, Sónia |
Palavras-chave: | Relaxation Emotional regulation Interpersonal relationships Cognitive functioning Sociability Relaxamento Regulação emocional Relações interpessoais Funcionamento cognitivo Sociabilidade |
Data: | Set-2022 |
Editora: | Latin American Publicações |
Revista: | Latin American Journal of Development (LAJD) |
Resumo(s): | Relaxation is a coping mechanism that helps to regulate emotions and is associated with prosocial
responses. This paper included two studies: 1) a randomized clinical trial conducted with 139
university students who participated in a relaxation program and were assessed on interpersonal
relationships over time; 2) a correlational study that assessed the relationship between emotional
regulation, cognitive functioning, the importance attributed to sociability, and interpersonal
relationships. Results revealed that interpersonal relationships did not change over time due to
the relaxation intervention. The importance attributed to sociability played a moderating role in
the relationship between emotional regulations and interpersonal relationships. The results
suggest the need for further studies and emphasises the critical role of emotional regulation skills
in university students. O relaxamento é um mecanismo que ajuda a regular as emoções e está associado a respostas prosociais. Este trabalho incluiu dois estudos: 1) um ensaio clínico randomizado realizado com 139 estudantes universitários que participaram de um programa de relaxamento e foram avaliados sobre as relações interpessoais ao longo do tempo; 2) um estudo correlacional que avaliou a relação entre regulação emocional, funcionamento cognitivo, a importância atribuída à sociabilidade e as relações interpessoais. Os resultados revelaram que as relações interpessoais não mudaram ao longo do tempo devido à intervenção de relaxamento. A importância atribuída à sociabilidade desempenhou um papel moderador na relação entre a regulação emocional e as relações interpessoais. Os resultados sugerem a necessidade de mais estudos e enfatizam o papel crucial das habilidades de regulação emocional nos estudantes universitários. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81008 |
DOI: | 10.46814/lajdv4n5-018 |
ISSN: | 2674-9297 |
Versão da editora: | https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1173 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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