Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81327

TítuloAplicação de técnicas de gamificação em sistemas educacionais
Autor(es)Cunha, Miguel Afonso Machado da
Orientador(es)Belo, Orlando
Palavras-chaveGamificação
Plataformas educacionais
Sistemas de avaliação de conhecimento
Técnicas
Mecânicas e dinâmicas de jogo
Aprendizagem
Motivação
Gamification
Educational platforms
Knowledge assessment systems
Techniques
Mechanics and game dynamics
Learning
Motivation
Data2021
Resumo(s)Em contexto educativo e numa sociedade em permanente mudança, há uma necessidade premente de adaptar as metodologias pedagógicas, no sentido de adequar os processos de ensino e de aprendizagem às características dos alunos, implementando diferentes abordagens, que permitam captar a evolução do aluno e incrementar a sua atenção, motivação e empenho nas matérias a estudar, como forma de promover o sucesso da aprendizagem. Durante os últimos anos várias iniciativas de investigação e de aplicação têm sido desenvolvidas com o objetivo de integrar técnicas e modelos de Gamificação no domínio dos sistemas de ensino e de aprendizagem, com vista ao desenvolvimento da motivação e desenvolvimento dos alunos nas mais variadas áreas do conhecimento. Nesta dissertação demonstramos a aplicação de técnicas de Gamificação em sistemas educacionais, através da incorporação de elementos de jogos nas suas várias vertentes, convencidos que estas permitem contribuir positivamente para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem e, em particular, para o aumento da concentração e interesse dos alunos nesses sistemas. Para esse fim, utilizámos um sistema específico de avaliação de conhecimento, com o objetivo de combater a diminuição da motivação e potenciar o uso e a exploração desse sistema. Tendo isso presente, começamos por analisar os benefícios que a Gamificação pode ter em contextos educativos, analisando aspetos que permitam aumentar a motivação dos alunos, melhorar o seu processo de aquisição de conhecimento e, consequentemente, o seu sucesso académico. Posteriormente, concebemos um modelo de gamificação específico e fizemos a sua implementação no sistema de avaliação referido recorrendo a linguagens como a Python, a JavaScript e a HTML, entre outras.
In an educational context and in a constant change society, there is an urgent need to adapt the pedagogical methodologies, in order to adjust the teaching and learning processes to the students’ characteristics, implementing different approaches, which allow to capture the student’s evolution and increase their attention, motivation and commitment to the subjects to be studied, as a way to promote learning success. During the last years, several research and application initiatives have been developed with the aim of integrating Gamification techniques and models in the domain of teaching and learning systems, with a view to developing students’ motivation and development in the most varied knowledge areas. In this dissertation, we demonstrate the application of Gamification techniques in educational systems, through the incorporation of game elements in its various aspects, convinced that these allow a positive contribution to the development of learning processes and, in particular, the increasing of concentration and students interest in these systems. To that end, we used a specific knowledge assessment system, with the aim of combating the decrease in motivation and enhancing the use and exploitation of that system. Bearing this in mind, we began by analysing the benefits that Gamification can have in educational contexts, evaluating aspects that allow to increase student’s motivation, improve their knowledge acquisition process and, consequently, their academic success. Subsequently, we designed a specific gamification model and implemented it in the referred evaluation system, using languages such as Python, JavaScript and HTML, among others.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81327
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miguel-Afonso-Machado-da-Cunha-provas-dissertação-final.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID