Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81502
Título: | A criatividade e o ensino superior: considerações para o presente e o futuro |
Outro(s) título(s): | Creativity and higher education: considerations for the present and for the future |
Autor(es): | Morais, Maria de Fátima Pinto, Rafaela Martins, F. Miranda, Lucia |
Palavras-chave: | Criatividade Ensino Superior Alunos universitarios Clima criativo Creativity Creative climate Education Higher education |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud |
Revista: | Talincrea: Talento, Inteligencia y Creatividad |
Citação: | Morais, M. F., Pinto, R., Martins, F, & Miranda, L. (2022). A criatividade e o ensino superior: considerações para o presente e o futuro. Talincrea, 8(16), 63-76 |
Resumo(s): | Criatividade é considerada uma das competências essenciais ao século XXI. Por seu lado, a universidade torna-se um local privilegiado para a formação de profissionais criativos em qualquer domínio do saber e, assim, para responder aos desafios com a inovação que a sociedade exige. Este artigo é de índole teórica e visa refletir a articulação da relevância da criatividade com o papel do Ensino Superior para fomentar tal competência. Numa primeira parte, comenta-se a pertinência de criatividade na atualidade e a existência nessa atualidade da Geração Z como uma faixa da juventude que corresponde aos universitários e que reúne características potenciadoras de inovação. Numa segunda parte são apresentados contornos do conceito teórico principal aqui em causa (criatividade) e como, de uma forma geral, ele pode ser fomentado na Educação. Por último, especificamente, aborda-se a universidade como um espaço que ainda apresenta obstáculos para cumprir a função da formação de alunos criativos e são apontadas algumas orientações para que este objetivo seja nela cumprido. Creativity is considered one of the essential skills of the 21st century. For its part, the university becomes a privileged place for the training of creative professionals in any field of knowledge and, thus, to respond to the challenges with the innovation that society demands. This article is theoretical in nature, seeking to reflect the articulation of the relevance of creativity and the role of university in order to promote it. In a first part, the relevance of creativity today is underlined and the existence of Generation Z is presented as a group of youth that corresponds to university students and which gathers innovation-enhancing characteristics. A second part outlines of the main theoretical concept in question here (creativity) are presented and how, in general, it can be fostered in Education. Finally, and specifically, the university is approached as a space that still presents obstacles to fulfilling the function of training creative students and some guidelines are pointed out for this objective to be carried out in it. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81502 |
ISSN: | 2448-8992 |
Versão da editora: | http://www.talincrea.cucs.udg.mx//sites/default/files/adjuntos/08_16/01_numero.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A criatividade e o ensino superior.pdf | 317,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |