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TítuloUm estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à Covid-19
Autor(es)Saraiva, João Paulo
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveDeficiência Auditiva
Deficiência Visual
Ensino a distância
COVID-19
Hearing Impairment
Visual Impairment
Distance Learning
DataDez-2021
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaRevista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (RDPEE)
Resumo(s)Entre os alunos mais afetados pela COVID-19 estão aqueles que apresentam necessidades educativas especiais, sobretudo, no que concerne o acesso aos recursos tecnológicos necessários à participação no ensino a distância. O presente estudo pretende compreender os recursos tecnológicos existentes, em contexto domiciliário, a alunos com deficiência auditiva e deficiência visual. A amostra é constituída por 68 alunos, com idades compreendidas entre os dois e os dezanove anos, que frequentavam escolas da rede pública em Portugal. Os dados analisados evidenciam que o computador é o equipamento mais presente nos domicílios e, ao nível da internet, a maioria dispõe de uma ligação cuja qualidade varia de média a boa. Relativamente às aulas síncronas, a taxa de frequência variou entre os 60% e os 100%, tendo sido observado um efeito da disponibilidade de recursos sobre o nível de frequência. Este estudo permitiu conhecer a realidade atual, no que diz respeito à capacidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais para proporcionarem os recursos necessários à participação e inclusão dos seus filhos neste modelo de ensino, possibilitando uma intervenção atempada com vista ao sucesso educativo destes alunos.
Among the students most affected by COVID-19 are those with special educational needs, especially with regard to access to technological resources necessary for participation in distance education. This study aims to understand the existing technological resources, in a home context, for students with hearing impairment and visual impairment. The sample consists of 68 students, aged between two and nineteen, who attended public schools in Portugal. The analyzed data show that the computer is the most common equipment in households and, in terms of the internet, most of them have a connection whose quality varies from average to good. Regarding synchronous classes, the attendance rate varied between 60% and 100%, with an effect of the availability of resources on the level of attendance being observed. This study allowed us to know the current reality, with regard to the ability of families of children with special educational needs to provide the necessary resources for the participation and inclusion of their children in this teaching model, enabling an intervention to promote the educational success of these students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81838
DOI10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160
ISSN2358-8845
e-ISSN2764-6440
Versão da editorahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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