Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81989

TítuloCírculos segmentados gravados no Noroeste de Portugal: inventário, estudo e interpretação
Outro(s) título(s)Engraved segmented circles in Northwest of Portugal: inventory, study and interpretation
Autor(es)Marinho, Diogo Rafael Lemos
Orientador(es)Bettencourt, Ana M. S.
Sampaio, Hugo Teotónio Pinho Aluai Gonçalves
Palavras-chaveNoroeste de Portugal
Arte rupestre
Círculos segmentados
Idade do Bronze
Símbolos
Observatórios e santuários solares
Northwest of Portugal
Rock art
Segmented circles
Bronze Age
Symbols
Observatories
Solar sanctuaries
Data19-Mai-2022
Resumo(s)O objetivo primordial desta dissertação é aumentar o conhecimento sobre as manifestações de arte rupestre nacional. Para tal, decidiu-se estudar os círculos segmentados no espaço circunscrito do Noroeste de Portugal. Para a realização deste trabalho foi necessário elaborar uma lista de objetivos a responder. Para o efeito recorreu-se à vasta bibliografia existente sobre o tema, trabalho de campo (através da prospeção arqueológica) e trabalho de gabinete, através do uso das novas tecnologias. A conjugação de todas estas ferramentas possibilitou construir um inventário e discutir os dados obtidos, o que permitiu responder a todos os objetivos que se definiram. Deste modo, foi possível perceber que os círculos segmentados, considerados pré-históricos, ocorrem em 29 afloramentos desta região, quer destacados do solo ou rasante ao mesmo. Neste conjunto foram contabilizados 125 motivos. Através dos dados recolhidos, percebeu-se que estes afloramentos se situam, na sua maioria, abaixo dos 700 metros de altitude, em locais de fácil acesso, sobretudo, na base e a meio da vertente de montes. A proximidade com recursos hídricos é um cenário que ocorre em todos os afloramentos. Relativamente à proximidade com recursos mineiros observa-se que, uma parte significativa dos dados revela especial proximidade com recursos de estanho. Todos os afloramentos gravados que possuem uma boa exposição solar, existindo uma grande parte deles onde se consegue contemplar o movimento do sol no horizonte, na sua totalidade, isto é, desde o nascente ao ocaso, em várias épocas do ano. Nos afloramentos que possuem uma visibilidade parcial para o mesmo acontecimento, revela-se uma maior tendência para a observação do ocaso. Através da observação, à microescala de análise, da inter-relação destes motivos gravados com outros estilos de arte rupestre e conjugando-os com vários paralelos existentes, considera-se que estes motivos começaram a ser gravados no início da Idade do Bronze, ocorrendo, com maior frequência, durante todo este período e terminado no início da Idade do Ferro. Partindo desta hipótese, observou-se a proximidade entre alguns afloramentos com círculos segmentados e povoados da Idade do Bronze, tendo-se verificado que os lugares gravados se inserem, sistematicamente, no território teórico de exploração destes, embora com tendência para se localizarem na periferia, o que pode ser significativo e marcar divisórias entre espaços para diferentes funções. A proximidade de muitos lugares gravados a recursos de estanho parece ser mais um dado atribuído para esta cronologia. Quanto às interpretações, as orientações dos painéis gravados, a distribuição espacial dos círculos segmentados nos afloramentos e a orientação dos seus segmentos indiciam que estes representam o movimento solar em determinados momentos do ano, bem como expressam conhecimentos sobre determinadas estrelas, podendo assim, admitir-se que são, simultaneamente, observatórios astronómicos e lugares de culto solar. A relação dos círculos segmentados com quadrúpedes, especialmente equídeos e barquiformes, que ocorrem principalmente no litoral, permitem colocar a hipótese de que estes lugares representam ideologias solares de inspiração nórdica, chegadas através da navegação atlântica.
The main objective of this work is to increase the knowledge about specific topic related to Portuguese rock art. To this end, it was decided to study the engraved prehistoric segmented circles in the circumscribed space of the Northwest of Portugal. To carry out this work, a list of objectives was prepared. For this purpose, it was used the vast existing bibliography available related on the subject, so as fieldwork (through archaeological prospecting and photography) and office work (including the use of new technologies, such as photogrammetry). The combination of all these tools allowed to build an inventory, and to discuss the collected data, shedding light about possible answers to the defined objectives. It was possible to perceive that segmented circles dating back from prehistoric times occur in 29 archaeological sites of the region, either engraved on outcrops detached from the ground or leveled with it. In this set of outcrops, 125 motifs were counted. Through the data collected, it was noticed that these archaeological sites are mainly located below 700 meters of altitude, occupying places of easy access, specially at the base or in the middle of the slopes of different hills. Their proximity to water resources occurs in all archaeological sites, regarding their proximity to mining resources, it is also observed that a significant part of the data reveals a special affinity to tin resources. All engraved outcrops have good sun exposure, with a large part of them allowing the contemplation of the entirely sun movement on the horizon, that is, from sunrise to sunset, and at various times of the year. In rock art sites that have partial visibility for the same event, it was detected a greater tendency to observe the sunset. Through the observation, at the micro-scale of analysis, interrelating these engraved motifs with other rock art styles, and combining them with several known parallels, it is considered that segmented circles began to be engraved at the beginning of the Bronze Age, occurring, more frequently, throughout this period, and ending at the beginning of the Iron Age. Based on this hypothesis, it was observed the proximity between some rock art sites with engraved segmented circles to settlements dating from the Bronze Age. What was verified is that the engraved places are systematically inserted in the theoretical territory of exploration of those settlements, although with a tendency to be located on their periphery. That raises the question of either, or not, these motifs could have been significant, marking divisionsbetween spaces with different functions. The proximity of many rock art sites to tin resources seems to be another factor attributed to this chronology. As for the interpretations, the orientations of the engraved panels, the spatial distribution of the segmented circles in the rock surfaces, and the orientation of their segments indicate that they could be representing the solar movement at certain times of the year, as well as expressing knowledge about certain stars. Thus, it is possible to admit that these sites are, at the same time, astronomical observatories, and places dedicated to solar worship. The relationship of segmented circles with quadrupeds, especially equines and boats, which occur mainly on the Atlantic coast, allows us to hypothesize that these places may represent solar ideologies related to Nordic inspiration and myths, that may arrived here through navigation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Arqueologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81989
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diogo Rafael Lemos Marinho.pdf18,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID