Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82103

TítuloAlcançar o céu através da dádiva de roupa: a distribuição de roupa nos testamentos da Misericórdia de Vila Viçosa (séculos XVI-XVII)
Autor(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Data2000
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS)
RevistaCadernos do Noroeste. Série Sociologia. Sociedade e Cultura
Resumo(s)Os testamentos dos séculos XVI e XVII existentes na Misericórdia de Vila Viçosa fornecem uma vasta informação sobre a função social da roupa. A roupa integrava a herança e submetia-se à distribuição ditada pelo testador, que se servia dela para alcançar a felicidade eterna, à semelhança do que acontecia com as restantes obras de misericórdia. Elaborada a sua distribuição, a roupa era encaminhada para os receptores, de acordo com o seu estatuto, e os favores que se desejavam pagar. Entre os que recebiam encontravam-se pessoas particulares, onde se inscreviam os pobres, amigos, familiares, escravos e criados, e instituições que integravam confrarias, Ordens religiosas e o hospital loca. O destaque que é conferido à dádiva de roupa nestes testamentos, atesta a preocupação dos ricos com a salvação da sua alma, servindo-se também da dádiva de roupa para a alcançar.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82103
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Artigos em Revistas Nacionais/Papers in National Journals


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID