Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82160

TítuloDesenvolvimento de compósito a base de cânhamo e bagaço de cana-de-açúcar para blocos construtivos
Autor(es)Zúniga, Arlen L. G.
Eires, R.
Palavras-chaveBetão de Cânhamo
Bagaço de Cana de Açúcar
Cal
DataDez-2022
EditoraUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)
CitaçãoZúniga, Arlen L. G., Eires, R. Desenvolvimento de compósito à base de cânhamo e bagaço de cana-de-açúcar para blocos construtivos, Congresso Construção 2022, Guimarães, 5 a 7 de dezembro de 2022.
Resumo(s)O “betão de cânhamo industrial”, muito estudado nos últimos anos, tem se tornado uma alternativa viável para as demandas atuais, sendo um material de construção com bom isolamento térmico e acústico, oferecendo a vantagem de ser uma opção mais sustentável do que o betão convencional. No entanto, uma de suas principais limitações ainda é a ausência de um traço padrão internacional que permita a sua utilização, o que acaba por afetar a sua utilização a larga escala. O bagaço de cana-de-açúcar é um resíduo agrícola disponível em grande abundância mundialmente (são produzidas cerca de 1.890.000.000 Ton./ano de cana-de-açúcar). A cana processada gera, em massa, de 25 a 30 % de bagaço de cana-de-açúcar, o que perfaz cerca de 470 milhões de toneladas por ano. Propõe-se, então, a combinação do “betão de cânhamo” com o bagaço de cana-de-açúcar, resultando num compósito híbrido. Este estudo teve como objetivo testar diferentes formulações para avaliar o seu desempenho em função das propriedades mecânicas e confirmar a integridade do novo compósito, com adição de aglutinantes como a cal hidratada, pó de tijolo e a cinza de bagaço de cana-de-açúcar. A mistura das duas fibras incrementou a resistência à compressão entre 19 a 24 %, verificando-se que o bagaço de cana preenche os espaços vazios entre as aparas de cânhamo. Relativamente à quantidade de ligante, também se confirma os resultados de outros estudos apenas com cânhamo, de melhores rendimentos com proporção 70 a 75 %, em massa, na composição.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82160
ISBN978-989-8793-13-3
Versão da editorahttps://civil.uminho.pt/construcao2022/home
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Zuniga-Eires-Const 2022.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID