Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82261
Título: | Empreendedorismo qualificado: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais dos diplomados |
Outro(s) título(s): | Qualified entrepreneurship: higher education policies and (re)configuration of graduates' professional trajectories |
Autor(es): | Moreira, Helena Rita Gonçalves Marinho |
Orientador(es): | Marques, Ana Paula |
Palavras-chave: | Potencial de empreendedorismo Trajetórias de transição profissional Universidade Entrepreneurial potential Professional transition trajectories University |
Data: | 23-Jan-2023 |
Resumo(s): | A presente investigação visa ultrapassar a conceção restrita de empreendedorismo associada à
prática de criação de empresas, para se debruçar sobre potencial de empreendedorismo,
considerando a relevância do ensino superior, em particular da Universidade. Para o seu
enquadramento avança-se com uma proposta de (re)inovação teórico metodológica do conceito
de empreendedorismo centrada numa abordagem das ciências sociais, em especial a partir do
contributo da sociologia. As dimensões analíticas estruturam-se em torno dos seguintes eixos: (i)
dinâmicas educativas com o enfoque nas metodologias de ensino-aprendizagem em
empreendedorismo; e iii) (re)configurações de trajetórias profissionais dos diplomados de modo a
se evidenciar a pluralidade de estatutos socioprofissionais assumidos; e (iii) formação de
aspirações sociais, designadamente o posicionamento ocupado pela empresarialidade nas
motivações, expetativas, valores, referentes identitários e representações relativamente ao futuro
profissional. A estratégia metodológica contempla um diagnóstico transversal extensivo das
condições sociais, organizacionais e formativas de modo a compreender e explicar o “espírito”
empreendedor dos estudantes e um estudo intensivo de alcance longitudinal das suas implicações
na construção dos projetos e itinerários profissionais.
Com os resultados globais desta investigação espera-se contribuir criticamente para o
debate sociológico, centrando no aprofundado do conhecimento das estruturas motivacionais dos
atores, potencialidades e fatores críticos presentes nos processos educativos e suas implicações
no mercado de trabalho. Com a proposta alternativa, de cariz multidimensional e relacional, do
potencial de empreendedorismo, visa-se contribuir para uma perspetiva sociológica orientada para
a reflexão e discussão em torno das consequências da educação empreendedora e das exigências
de empregabilidade, que tendem a ser acompanhadas por processos de crescente fragmentação,
incerteza e precariedade de relações de trabalho e emprego, no limite, de relações sociais,
constituindo-se num dos traços dominantes da atual geração de diplomados. The present research aims to overcome the restricted concept of entrepreneurship linked to the practice of creating companies, to focus on entrepreneurial potential, considering the relevance of higher education, in particular University education. For its framework, a theoretical methodological (re)innovation of the concept of entrepreneurship is proposed, based on a social sciences approach, especially from the contribution of sociology. The analytical dimensions are structured around the following areas: (i) educational dynamics with a focus on teaching-learning methodologies in entrepreneurship; ii) (re)configurations of graduates’ professional trajectories in order to highlight the range of socio-professional statuses assumed; (iii) development of social aspirations, namely the position occupied by entrepreneurship in the motivations, expectations, values, identity references and representations regarding the professional future. The methodological strategy includes an extensive cross-sectional diagnosis of social, organizational and educational conditions in order to understand and explain the students' entrepreneurial ‘mindset’ and an intensive longitudinal study of its implications for the construction of projects and professional paths. It is expected that the overall results of this research will contribute critically to the sociological debate, focusing on increasing the knowledge of the actors’ motivational structures, potentialities and critical factors present in the educational processes and their implications in the labour market. With an alternative proposal of the potential of entrepreneurship, one that has a multidimensional and relational nature, the aim is to contribute to a sociological perspective concerned with reflection and discussion about the consequences of entrepreneurial education and the requirements of employability. These will tend to be accompanied by processes of worsening fragmentation, uncertainty and precariousness of work and employment relations, and, at the limit, of social relations, to constitute one of the dominant features of the current generation of graduates. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Sociologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82261 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DS/CICS - Teses de Doutoramento / PhD Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Rita Gonçalves Marinho Moreira.pdf | Tese de doutoramento | 5,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons