Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82261

TítuloEmpreendedorismo qualificado: políticas do ensino superior e (re)configuração das trajetórias profissionais dos diplomados
Outro(s) título(s)Qualified entrepreneurship: higher education policies and (re)configuration of graduates' professional trajectories
Autor(es)Moreira, Helena Rita Gonçalves Marinho
Orientador(es)Marques, Ana Paula
Palavras-chavePotencial de empreendedorismo
Trajetórias de transição profissional
Universidade
Entrepreneurial potential
Professional transition trajectories
University
Data23-Jan-2023
Resumo(s)A presente investigação visa ultrapassar a conceção restrita de empreendedorismo associada à prática de criação de empresas, para se debruçar sobre potencial de empreendedorismo, considerando a relevância do ensino superior, em particular da Universidade. Para o seu enquadramento avança-se com uma proposta de (re)inovação teórico metodológica do conceito de empreendedorismo centrada numa abordagem das ciências sociais, em especial a partir do contributo da sociologia. As dimensões analíticas estruturam-se em torno dos seguintes eixos: (i) dinâmicas educativas com o enfoque nas metodologias de ensino-aprendizagem em empreendedorismo; e iii) (re)configurações de trajetórias profissionais dos diplomados de modo a se evidenciar a pluralidade de estatutos socioprofissionais assumidos; e (iii) formação de aspirações sociais, designadamente o posicionamento ocupado pela empresarialidade nas motivações, expetativas, valores, referentes identitários e representações relativamente ao futuro profissional. A estratégia metodológica contempla um diagnóstico transversal extensivo das condições sociais, organizacionais e formativas de modo a compreender e explicar o “espírito” empreendedor dos estudantes e um estudo intensivo de alcance longitudinal das suas implicações na construção dos projetos e itinerários profissionais. Com os resultados globais desta investigação espera-se contribuir criticamente para o debate sociológico, centrando no aprofundado do conhecimento das estruturas motivacionais dos atores, potencialidades e fatores críticos presentes nos processos educativos e suas implicações no mercado de trabalho. Com a proposta alternativa, de cariz multidimensional e relacional, do potencial de empreendedorismo, visa-se contribuir para uma perspetiva sociológica orientada para a reflexão e discussão em torno das consequências da educação empreendedora e das exigências de empregabilidade, que tendem a ser acompanhadas por processos de crescente fragmentação, incerteza e precariedade de relações de trabalho e emprego, no limite, de relações sociais, constituindo-se num dos traços dominantes da atual geração de diplomados.
The present research aims to overcome the restricted concept of entrepreneurship linked to the practice of creating companies, to focus on entrepreneurial potential, considering the relevance of higher education, in particular University education. For its framework, a theoretical methodological (re)innovation of the concept of entrepreneurship is proposed, based on a social sciences approach, especially from the contribution of sociology. The analytical dimensions are structured around the following areas: (i) educational dynamics with a focus on teaching-learning methodologies in entrepreneurship; ii) (re)configurations of graduates’ professional trajectories in order to highlight the range of socio-professional statuses assumed; (iii) development of social aspirations, namely the position occupied by entrepreneurship in the motivations, expectations, values, identity references and representations regarding the professional future. The methodological strategy includes an extensive cross-sectional diagnosis of social, organizational and educational conditions in order to understand and explain the students' entrepreneurial ‘mindset’ and an intensive longitudinal study of its implications for the construction of projects and professional paths. It is expected that the overall results of this research will contribute critically to the sociological debate, focusing on increasing the knowledge of the actors’ motivational structures, potentialities and critical factors present in the educational processes and their implications in the labour market. With an alternative proposal of the potential of entrepreneurship, one that has a multidimensional and relational nature, the aim is to contribute to a sociological perspective concerned with reflection and discussion about the consequences of entrepreneurial education and the requirements of employability. These will tend to be accompanied by processes of worsening fragmentation, uncertainty and precariousness of work and employment relations, and, at the limit, of social relations, to constitute one of the dominant features of the current generation of graduates.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Sociologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82261
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DS/CICS - Teses de Doutoramento / PhD Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Rita Gonçalves Marinho Moreira.pdfTese de doutoramento5,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID