Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82296

TítuloDemocracia e comunicação social – um debate introdutório para a era digital
Editor(es)Ribeiro, João Sérgio Ribeiro
Abreu, Joana Rita Sousa Covelo
Amorim, Carlos de Abreu
Data2022
EditoraUMinho Editora
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov)
CitaçãoRibeiro, J. S., Abreu, J. C. de., & Amorim, C. A. (Eds). (2022). Democracia e comunicação social – Um debate introdutório para a era digital. UMinho Editora; JusGOV. https://doi.org/10.21814/uminho.ed.102
Resumo(s)O livro “Democracia e Comunicação Social – um debate introdutório para a era digital”, que agora se publica, corresponde ao conjunto de contributos dos oradores que participaram numa iniciativa com a mesma designação, baseada na realização de dois workshops em linha: O primeiro, promovido no dia 26 de fevereiro de 2021, com caráter preparatório e exploratório, vocacionado à interação entre agentes interessados, agentes institucionais e a academia para que se pudesse estabelecer o estado empírico do tema em análise; O segundo, realizado no dia 5 de março de 2021, tendente à promoção de uma reflexão científica e de investigação, ainda que de caráter preliminar e introdutório. A premência inerente à realização desta atividade e a consequente produção deste livro decorreu da atualidade do tema que lhe deu mote, com impacto significativo na forma como os cidadãos veem o mundo. Afinal, nos dias que correm, as plataformas digitais, agora também usadas como veículos de informação inerente ao setor da comunicação social, têm a suscetibilidade de desempenhar, cada vez mais, uma função pública ao serem percecionadas como estando ao serviço da liberdade de expressão e da pluralidade de ideias. Plataformas como o Facebook ou o Twitter, com forte incidência e parca concorrência nas correspetivas áreas de atuação, bloqueiam frequentemente conteúdos, perfis e utilizadores, decidindo quem pode publicar e o que pode ser publicado, usando algoritmos para o efeito, cujo funcionamento pode ser pouco transparente para os utilizadores. Acresce que estas são plataformas muitas vezes usadas para difundir opiniões controversas, mensagens de ódio, mas também para dar voz a grupos de cidadãos que, de outro modo, não a teriam ou, pelo menos, não teriam a possibilidade de fazer chegar as suas opiniões a um número tão alargado de leitores. Assim, as plataformas têm a capacidade de influenciar não só o que os utilizadores compram, mas também a sua forma de pensar e ainda como exercem o seu voto, o que levanta sérias dificuldades jurídicas que demandam a regulação urgente de forma a compatibilizar a manutenção da liberdade de imprensa e o alteamento da democracia numa era marcada pelas interações digitais.
TipoAtas de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82296
e-ISBN978-989-8974-92-1
DOI10.21814/uminho.ed.102
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/uminho.ed.102
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ED/DCJP - Comunicações e conferências
JusGOV - Comunicações e conferências
JusGOV - Livros e capítulos de livros
UMinho Editora - Livros de Atas

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