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https://hdl.handle.net/1822/82414
Título: | Otimização da troca de tiras em pneus OTR |
Autor(es): | Ferreira, Francisco Peixoto |
Orientador(es): | Machado, José Lopes, João André |
Palavras-chave: | Corte Emenda Pneu OTR Troca de tiras automática Cut Amendment OTR tire Automatic strip exchange |
Data: | 28-Nov-2022 |
Resumo(s): | A presente dissertação baseia-se no desenvolvimento de um projeto que pretende
otimizar a troca de tiras no processo de construção de pneus OTR (Off the Road). O objetivo
deste projeto prende-se com a alteração do método de troca de tiras, evitando que seja
necessário recorrer ao operador para o fazer.
Para se conceber uma solução exequível, foi necessário realizar previamente uma série
de tarefas. Inicialmente, procedeu-se a um estudo aprofundado da empresa e dos pneus que
esta produz, de forma a contextualizar o problema existente.
Posteriormente, realizou-se uma análise de todos os tipos de componentes que
poderiam ser envolvidos no sistema. Além disso, traçou-se a metodologia a seguir, servindo
como linha de pensamento para o trabalho a realizar.
Numa terceira fase, através de diversas modelações e simulações, conceberam-se
diversas soluções que foram devidamente analisadas. Com a evolução dos sistemas
desenvolvidos, foi possível obter um conjunto final que cumpria com todos os requisitos
exigidos. Com isto, realizou-se uma lista dos componentes necessários e a sua orçamentação.
Por fim, efetuou-se a validação do funcionamento do sistema através de uma simulação
de análise estática do conjunto. The present dissertation is based on the development of a project that aims to optimize the OTR (Off the Road) tire strip exchange. The project’s main goal is to adjust the tire exchange method, avoiding the necessity to resort to manual labor. It was necessary to go through a series of tasks to contextualize the existing problem and design a feasible solution. For this, an exploratory study was carried out to fully comprehend the company, as well as the respective tire production. Subsequently, an in-depth analysis of every possibly involved component in the system was conducted. Moreover, the methodology was traced to guide the project’s train of thought. In the third stage, through multiple modelings and simulations, various solutions were thoroughly analyzed. As the systems developed, it was possible to obtain a final ensemble that complied with requirements; therefore, enabling the construction of a list with the necessary components, and respective cost evaluation. Lastly, a series of simulations were conducted, to verify the proper performance of the system. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82414 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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