Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82414

TítuloOtimização da troca de tiras em pneus OTR
Autor(es)Ferreira, Francisco Peixoto
Orientador(es)Machado, José
Lopes, João André
Palavras-chaveCorte
Emenda
Pneu OTR
Troca de tiras automática
Cut
Amendment
OTR tire
Automatic strip exchange
Data28-Nov-2022
Resumo(s)A presente dissertação baseia-se no desenvolvimento de um projeto que pretende otimizar a troca de tiras no processo de construção de pneus OTR (Off the Road). O objetivo deste projeto prende-se com a alteração do método de troca de tiras, evitando que seja necessário recorrer ao operador para o fazer. Para se conceber uma solução exequível, foi necessário realizar previamente uma série de tarefas. Inicialmente, procedeu-se a um estudo aprofundado da empresa e dos pneus que esta produz, de forma a contextualizar o problema existente. Posteriormente, realizou-se uma análise de todos os tipos de componentes que poderiam ser envolvidos no sistema. Além disso, traçou-se a metodologia a seguir, servindo como linha de pensamento para o trabalho a realizar. Numa terceira fase, através de diversas modelações e simulações, conceberam-se diversas soluções que foram devidamente analisadas. Com a evolução dos sistemas desenvolvidos, foi possível obter um conjunto final que cumpria com todos os requisitos exigidos. Com isto, realizou-se uma lista dos componentes necessários e a sua orçamentação. Por fim, efetuou-se a validação do funcionamento do sistema através de uma simulação de análise estática do conjunto.
The present dissertation is based on the development of a project that aims to optimize the OTR (Off the Road) tire strip exchange. The project’s main goal is to adjust the tire exchange method, avoiding the necessity to resort to manual labor. It was necessary to go through a series of tasks to contextualize the existing problem and design a feasible solution. For this, an exploratory study was carried out to fully comprehend the company, as well as the respective tire production. Subsequently, an in-depth analysis of every possibly involved component in the system was conducted. Moreover, the methodology was traced to guide the project’s train of thought. In the third stage, through multiple modelings and simulations, various solutions were thoroughly analyzed. As the systems developed, it was possible to obtain a final ensemble that complied with requirements; therefore, enabling the construction of a list with the necessary components, and respective cost evaluation. Lastly, a series of simulations were conducted, to verify the proper performance of the system.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82414
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Peixoto Ferreira.pdf
  Até 2025-11-28
4,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID