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https://hdl.handle.net/1822/82534
Título: | As atribuições e competências do coordenador dos diretores de turma no funcionamento da organização escolar. Estudo de caso num agrupamento de escolas do Norte |
Autor(es): | Ferreira, Vítor Manuel de Almeida |
Orientador(es): | Sá, Virgínio |
Palavras-chave: | Coordenador dos diretores de turma Mecanismos de coordenação Áreas de incerteza Tipos/bases de poder Coordinator of class directors Coordination mechanisms Uncertainty Types/bases of power |
Data: | 7-Dez-2022 |
Resumo(s): | Este trabalho incide sobre a ação do coordenador dos diretores de turma num agrupamento de
escolas, tendo como referenciais normativos a produção legislativa com referência específica a este
gestor intermédio, com ênfase nas mudanças ocorridas com a publicação dos Decreto-Lei n.º75/2008,
de 5 de abril, alterado em parte do seu articulado pelo Decreto-Lei 137/2012 de 2 de julho.
Há poucos estudos centrados no órgão de gestão intermédia “conselho de diretores de turma”
daí o nosso interesse em analisar a relevância do seu coordenador na organização escolar, aferindo que
competências e atribuições lhe são atribuídos para sustentar a ação de coordenação do conselho de
diretores de turma.
No decorrer da investigação, desenvolvemos um estudo qualitativo, que abrangeu a realização
de entrevistas semiestruturadas aos coordenadores dos diretores de turma, a diretores de turma e ao
diretor do agrupamento.
Traçamos um estudo diacrónico, percorrendo os normativos legais desde 1895, data do
aparecimento do diretor de classe, até aos dias de hoje, para traçar uma correta contextualização do
objeto do estudo e da investigação que nos propúnhamos efetuar, a par da pesquisa bibliográfica e da
consulta dos documentos produzidos internamente no agrupamento, os quais nos foram
disponibilizados.
Tendo como ponto de partida as lentes dos modelos burocrático e político, cruzadas com os
dados empíricos mobilizados ao longo desta investigação, foi nosso intuito percebermos que mecanismos
de coordenação e que poderes ou bases de poder permitem ao coordenador dos diretores de turma –
nosso objeto de estudo – sustentar a sua ação de coordenação do conselho de diretores de turma.
A análise de dados foi efetuada tendo em conta os princípios de investigação qualitativa definidos
por Bogdan e Biklen (1994), apontando os resultados para a existência de um conjunto de poderes e
para uma certa centralidade do ator em estudo, que, não lhe sendo conferida pelos normativos legais,
lhe permite, não obstante, sustentar a ação de coordenação do conselho de diretores de turma. O
mecanismo de coordenação que registamos como mais saliente foi a estandardização dos processos
operada através dos guiões produzidos pelo coordenador dos diretores de turma, guiões que especificam
em detalhe os procedimentos a adotar em cada um dos conselhos de turma. Esses “manuais de
instruções” combinam prescrições da tutela, orientações do conselho pedagógica e do órgão de
administração e gestão, sempre mediadas pela interpretação, mais ou menos criativa, que delas faz o
coordenador dos diretores de turma no processo da sua “tradução” e operacionalização nos referidos
“manuais de instruções” destinados aos diretores de turma. This work focuses on the coordinator of the class reference directors in a grouping of schools, having as a specific reference the management action, with emphasis on the changes that occurred with the publication of Decree-Law n.º75/2008, of 5 April, amended in part of its articulated by Decree-Law 137/2012 July 2nd. There is a study body centered on the “council of class directors” our interest in a set of its coordinator in the school organization, managing which competencies and attributions are designated to support a coordination action of the class directors council. In the course of the investigation, we developed a qualitative study, which includes interviews with the class directors of the class directors, with the class directors of the structure grouping. We trace a diachronic, covering legal studies since 1895, the date of the adjustment of the class director, to the days of study and today, to trace a contextualization of the study and investigation that we proposed reservations, along with the bibliographic research and the correct object. consultation of documents in the grouping internally, which were made available. From the point of view as a lens of the bureaucrats and, crossed with the data in the data mobilized throughout this investigation, it was ours to realize that mechanisms of empirical coordination that departures or bases of power authorized as models for object class directors - our object of study class – to support its coordination action of the class directors council. The analysis was performed resulting in the investigation based on Bogdan and the results obtained by Bogdan (1994), the existence of a data set of powers and the existence of a data set of powers for a certain centrality under study, which, it is not conferred on it by legal regulations, it nevertheless allows it to support the coordination action of the council of class directors. The coordination mechanism as more salt was the standardization operated through the class directors who record instructions that specify in detail the adaptation procedures in each of the class councils. These “instruction manuals” combine tutelage prescriptions, guidelines from the pedagogical council and the administration and management body, always mediated by the interpretation, more or less creative, that the least of the class directors in the process of their “translation” and operationalization. in the “instruction manuals” to class directors. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82534 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
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