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https://hdl.handle.net/1822/82686
Título: | Envolvimento dos alunos na escola e adaptabilidade de carreira em alunos do 10º ano: um estudo correlacional |
Outro(s) título(s): | Student’s school engagement and career adaptability in 10th grade students: a correlational study |
Autor(es): | Oliveira, Ana Cristina Miranda |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Adaptabilidade de carreira Envolvimento dos alunos na escola Adolescência Career adaptability Students’ engagement in school Adolescence |
Data: | 12-Dez-2022 |
Resumo(s): | O desenvolvimento de carreira é um processo contínuo da vida de um indivíduo, com especial
relevo na adolescência. Este é um período onde as competências e os interesses adquiridos na infância,
são incorporados na definição de objetivos vocacionais e em que o desempenho do papel de estudante
é saliente no desenvolvimento da carreira. Este estudo tem como objetivo compreender a relação entre
o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e a adaptabilidade de carreira. Participaram
152 estudantes do 10º ano, de ambos os sexos (59.9% raparigas), da zona noroeste de Portugal, com
idades entre os 15 e os 20 anos (M = 15.43; D.P. = .818). Os participantes responderam à Escala sobre
Adaptabilidade e à Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola. Os resultados de análises de regressão
simples mostraram uma associação entre o envolvimento afetivo e agenciativo dos alunos na escola e
dimensões da adaptabilidade de carreira. Contudo, além das dimensões do envolvimento estudadas é
necessário considerar o papel de outros fatores preditores da adaptabilidade, como a conscienciosidade,
a definição de objetivos e a flexibilidade cognitiva. Career development is a continuous process in an individual’s life, with particular relevance during adolescence. This is a period during which the competences and interests acquired during infancy get incorporated into career goal setting, and where embracing the role of a student is particularly salient in career development. This study aims to understand the relationship between students’ agency and emotional school engagement and their career adaptability. 152 tenth-grade students from north-west Portugal took part (59.9% female), aged between 15 and 20 years old (M = 15.43; S.D. = .818). Data was obtained through the Career Adaptability Scale and the Student Engagement in School Scale. Simple regression analyses results showed a significant relation between students’ agency and emotional engagement in school and dimensions of career adaptability. However, beyond the dimensions of engagement analysed here, it is necessary to consider the role of other predictors of adaptability, such as conscientiousness, goal definition, and cognitive flexibility. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82686 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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