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TítuloContributo das novas tecnologias para o sucesso das unidades hoteleiras em espaço rural
Outro(s) título(s)Contribution of new technologies to the success of hotel units in rural areas
Autor(es)Pipa, Inês Luís Martinho
Orientador(es)Ribeiro, J. Cadima
Palavras-chaveTurismo
Marketing digital
Novas tecnologias
Interação e promoção virtual
Tourism
Digital marketing
New technologies
Online interaction and advertizing
Data25-Jan-2023
Resumo(s)Desde o início da década de 50 do século XX, tem-se vindo a verificar um intenso crescimento da atividade turística a nível mundial, tendo Portugal acompanhado esta tendência. O setor do turismo tem desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento territorial e económico do país, tendo a Internet e a evolução das tecnologias contribuído fortemente para esse feito. Neste sentido, torna-se fundamental compreender e analisar de forma coesa e complexa o desenvolvimento deste setor a par do progresso tecnológico a que temos vindo a assistir. É compreensível que a perceção de um indivíduo relativamente a um determinado destino vá depender das fontes de informação a que recorre, nomeadamente publicidade dos próprios destinos, plataformas de reserva online e respetivas avaliações de clientes, marketing boca-a-boca e ainda dos media, compreendendo-se assim que o “marketing digital” tenha um papel crucial neste aspeto. Posto isto, o objetivo primordial deste Relatório de Estágio passa por apresentar e refletir sobre as aprendizagens e o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Curricular que efetuei na Associação de Hotéis Rurais de Portugal, procurando assim compreender de que forma o forte desenvolvimento das tecnologias e das redes sociais tem vindo a influenciar o desempenho das unidades hoteleiras. Através da realização deste estágio e das diferentes tarefas que desempenhei ao longo mesmo, que englobaram a criação de conteúdos promocionais e de estratégias de marketing no sentido de dar a conhecer aos utilizadores das plataformas digitais as unidades hoteleiras associadas da AHRP, pude adquirir uma melhor perceção da importância do papel desempenhado pelas redes sociais neste sentido. Na sequência destas ações, verificou-se um aumento do número de seguidores da página da associação no Facebook, no período de dezembro de 2021 a março de 2022. Já no que diz respeito à pagina do Instagram, verificou-se também, no mesmo período, um crescimento do número visualizações da página e do número de seguidores, indiciando que uma ação mais sustentada no tempo poderá obter resultados significativos na visibilidade e no potencial de negócio das unidades ligadas à associação.
Since the beginning of the 50s of the 20th century, there has been a growth in tourist activity worldwide, with Portugal following this trend. The tourism sector has played a fundamental role in the territorial and economic development of the country, with the Internet and the evolution of technologies contributing strongly to this achievement. In this sense, it is essential to understand and analyze the development of this sector along with the technological progress that we have been witnessing. It is understandable that an individual’s perception of a particular destination will depend on the sources of information they use, namely advertising from the destinations themselves, online booking platforms and respective costumer reviews, word-of-mouth marketing and the media, understanding that “digital marketing” plays a crucial role in this aspect. That said, the main objective of this Internship Report is to present and reflect on the learning and the work that I developed during the Curricular Internship at the Associação de Hotéis Rurais de Portugal, thus seeking to understand how the strong development of technologies and social networks has been influencing the performance of hotel units. Trough this internship and due to the tasks that I performed during it, which included the creation of promotional content and marketing strategies in order to make the hotel units associated with AHRP known to users of digital platforms, I was able to acquire a better perception of the relevance of the role played by social networks in this regard. As a result of these actions, there was an increase in the number of followers of the association's Facebook page, from December 2021 to March 2022. On the Instagram page there was also, in the same period, an increase in the number of views and the number of followers, indicating that a more sustained action over time could obtain significant results in the visibility and business potential of the units linked to the association.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82871
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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