Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8301

TítuloBalanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
Outro(s) título(s)Balance of lives, fear of death and hope in salvation: the wills of Portuguese emigrants to Brazil (XVII and XVIII century)
Autor(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Palavras-chaveAlma
Brasileiros
Morte
Testamentos
Brazilian
Will
Soul
Purgatory
Charity
Data2006
EditoraEditora PUC Minas
RevistaCadernos de História
CitaçãoAraújo, M. M. L. de. (2006). Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (século XVIII). Cadernos De História, 8(9), 29-48. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1730
Resumo(s)Quando os homens chegavam ao ocaso da vida e sentiam a morte aproximar-se, faziam os seus testamentos, determinando as suas últimas vontades. Eram momentos de balanço das suas vidas, ocasião para falar abertamente do medo da morte, mas simultaneamente manter viva a esperança de salvar a sua alma. Muitos dos portugueses que emigraram para o Brasil no século XVIII, sobretudo os solteiros, tornaram a sua alma herdeira universal, deixando-lhe a fortuna que tinham feito na América portuguesa, enquanto outros a repartiram entre esta e os familiares, numa relação desigual que privilegiava a alma.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8301
ISSN1679-5636
Versão da editorahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1730
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Artigos/Papers (with refereeing)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID