Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/83025
Título: | Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura |
Outro(s) título(s): | Effects on listening comprehension of a reading comprehension promotion program |
Autor(es): | Melo, Ana Paula Roque |
Orientador(es): | Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Compreensão da leitura Compreensão oral Intervenção Memória de trabalho Nomeação rápida Reading comprehension Listening comprehension Intervention Working memory Rapid naming |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | Ao longo das décadas, têm sido desenvolvidos vários programas de promoção na compreensão da leitura. A investigação tem demonstrado que a compreensão oral se encontra correlacionada com a compreensão da leitura. Deste modo, o objetivo deste estudo foi explorar se a intervenção na compreensão da leitura tem efeitos que se estendem à compreensão oral, e se os ganhos dependem de variáveis cognitivas e do nível inicial de compreensão da leitura apresentado pelos alunos. Participaram no estudo 82 alunos do 3º ano de escolaridade, de agrupamentos de escolas do norte do país. Estes alunos foram avaliados antes e após a administração de um programa de promoção da compreensão da leitura com as provas de compreensão oral no pré e pós teste, e medidas de compreensão da leitura, memória de dígitos, nomeação rápida de cores e nomeação rápida de dígitos no pré teste. Verificaram-se ganhos significativos na compreensão oral entre os dois momentos. No entanto, verificou-se que nenhum dos preditores se revelou significativo para os ganhos da compreensão oral. Os resultados são discutidos à luz da investigação anterior e são apresentadas limitações do estudo. Over the decades, several programs to promote reading comprehension have been developed. Research has shown that listening comprehension is correlated with reading comprehension. Thus, the aim of this study was to explore whether the intervention in reading comprehension has effects that extend to listening comprehension, and whether the gains depend on cognitive variables and the initial level of reading comprehension presented by the students. A total of 82 students from the 3rd year of schooling, from groups of schools in the north of the country, participated in the study. These students were assessed before and after administration of a reading comprehension promotion program with pre and post-test listening comprehension tests, and measures of reading comprehension, digit memory, rapid color naming and rapid digit naming in the pre-test. There were significant gains in listening comprehension between the two moments. However, none of the predictors was found to be significant for listening comprehension gains. The results are discussed in light of previous research and limitations of the study are presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83025 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ana Paula Melo.pdf | 761,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons