Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/83046
Título: | Hypatiamat: especificação e implementação de um componente para gestão de trabalhos de casa |
Autor(es): | Vieira, João António Cidade |
Orientador(es): | Ramalho, José Carlos Pinto, Ricardo Manuel Neves |
Palavras-chave: | Hypatiamat TPC Estatísticas Resoluções Exercícios Homework Statistics Resolutions Exercises |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O Hypatiamat é um projeto que pretende mapear as condições de (in)sucesso e assim,
contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos do Ensino Básico, na disciplina de
Matemática.
O desempenho escolar na Matemática é uma preocupação crescente junto da comunidade
educativa: estamos todos preocupados com o elevado insucesso escolar e o correspondente
abandono escolar precoce. Sabemos que a literatura educacional aponta a promoção do
sucesso na Matemática e a utilização corrente das TIC na sala de aula como dois grandes
desafios que a educação enfrenta na atualidade. Respondendo a estes desafios, a presente
investigação organiza-se em torno da seguinte questão: Como podem as novas tecnologias,
nomeadamente aplicações hipermédia utilizadas nos IWB (interactive whiteboards), contribuir
para a promoção do sucesso escolar na Matemática[Hyp20]?
Para responder a estes desafios foi criado o Projeto Hypatiamat cuja parte mais visível é a sua
Plataforma web com inúmeras aplicações hipermédia e jogos sérios centrados nos conteúdos de
Matemática do 1.º ao 9.º ano. Com algumas aplicações ainda em fase de testes, mas com a
garantia da qualidade e correção dos conteúdos, esta Plataforma utilizada por milhares de
alunos e professores, de norte a sul do país, pretende contribuir para a promoção do sucesso
neste domínio de conhecimento.
Nesta dissertação, foi especificado e implementado um novo componente que permite a um
professor criar, monitorizar e avaliar trabalhos de casa (TPC), para posteriormente serem
realizados pelos respetivos alunos. Hypatiamat is a project which maps the conditions of success/failure and contributes to the promotion of academic success for students of basic schooling, in the subject of mathematics. Students performance in mathematics is a growing concern in the education community: we are concerned with the high academic failure and correspondent school dropout by students. It is known that educational literature points in the promotion of success in mathematics and the use of information technology in the classroom as the two main challenges that education faces in the current days. In order to give answer to these challenges, the present investigation organizes itself around the next question: How can modern technology, like hypermedia applications used on IWB (interactive whiteboards), contribute to the promotion of academic success in mathematics[Hyp20]? In order to respond to these challenges, the Hypatiamat Project was created, whose main highlight is a web Platform that offers numerous hypermedia applications and games centered on the mathematics subject from the 1st to the 9th scholar year. With some applications still in test phase, but with the quality guarantee and correction of its contents, this Platform used by thousands of students and teachers from the north to the south of the country, intends to contribute to the promotion of success in this knowledge domain. In this dissertation, a new component was specified and implemented for the Platform, which allows a teacher to create, monitor and evaluate homework, which is to be made by its respective students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83046 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI/CCTC - Dissertações de Mestrado (master thesis) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Provas-dissertação.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons