Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83125

TítuloRobi: a visual programming language for educational robotics
Autor(es)Galvão, Gustavo Linhares
Orientador(es)Henriques, Pedro Rangel
Araújo, Cristiana
Palavras-chaveComputational thinking
Visual programming language
Block-based programming language
Educational robotics
Pensamento computacional
Linguagem de programação visual
Linguagem de programação baseada em blocos
Robótica educacional
Data5-Abr-2022
Resumo(s)This document presents a Master’s thesis with researches focused on the teaching of computational thinking and present the development details of Robi, a block-based visual programming language that is able to program a robot built with an Arduino Uno. These researches had the purpose of evaluating if the development of Robi, a block-based program ming language that communicates with Arduino, would really be needed. The researches have proved that from the popular programming environments that exist in the market, that were investigated, none have the requirements that Robi requires. The platform will be used to teach computational think through a block-based programming environment and educational robotics. Robi development is motivated by the intersection between the costs of educational robotics kits and the existing block-based programming language, in which simplicity and intuitiveness could be improved, so children with learning difficulties or even younger children, in the context of educational robotics, can leverage the learning benefits that the Robi environment can bring. The educational robotics kit used with the block-based programming environment developed, is the one based on Arduino Uno, a microcontroller board that, together with electronic components, can be considered cheaper than some of the famous educational robotics kits. The main goal of this project is to provide a simpler and more intuitive visual programming language platform to program a robot based on Arduino Uno.
Este documento apresenta uma tese de Mestrado com investigações voltadas ao ensino do pensamento computacional e apresenta os detalhes do desenvolvimento de Robi, uma linguagem de programação visual baseada em blocos, que é possível programar um robô construído com um Arduino Uno. Essas investigações tiveram o objetivo de avaliar se o desenvolvimento de Robi, uma linguagem de programação baseada em blocos que se comunica com o Arduino, seria realmente necessário. As investigações comprovaram que dos ambientes de programação populares existentes no mercado, que foram investigados, nenhum possui os requisitos que Robi exige. A plataforma será utilizada para ensinar pensamento computacional por meio de um ambiente de programação baseado em blocos e robótica educacional. O desenvolvimento de Robi é motivado pela combinação entre os custos dos kits de robótica educacional existentes no mercado e linguagens de programação baseada em blocos existentes, em que simplicidade e intuitividade poderiam ser aprimoradas, para assim, crianças com dificuldades de aprendizagem ou até crianças mais novas, no contexto da robótica educacional, poderiam fazer proveito dos benefícios da aprendizagem que o ambiente Robi pode trazer. O kit de robótica educacional utilizado com o ambiente de programação baseado em blocos desenvolvido é um kit com o Arduino Uno, uma placa de microcontrolador que, junto com componentes eletrônicos, pode ser considerada mais barata que alguns dos famosos kits de robótica educacional. O objetivo principal deste projeto é fornecer uma plataforma de linguagem de programação visual mais simples e intuitiva para programar um robô baseado em Arduino Uno.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83125
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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