Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83328

TítuloContributos para a inclusão de estudantes com surdez em ambientes virtuais de aprendizagem
Outro(s) título(s)Contributions to the inclusion of deaf students in virtual learning environments
Autor(es)Pereira, Liliane Brito de Melo Amorim
Orientador(es)Gomes, Maria João
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveAmbientes Virtuais de Aprendizagem
Ensino on-line
Inclusão
Surdez
Deafness
Inclusion
Learning Management System
On-line education
Data20-Jan-2023
Resumo(s)Os ambientes on-line têm vindo a constituir-se como espaços conviviais e espaços de ensino e aprendizagem. Nas últimas décadas temos assistido à crescente adoção de práticas de educação on-line, quer por parte de instituições de ensino e formação especificamente orientadas para essa área, quer por parte de entidades corporativas e instituições de ensino que, tradicionalmente, desenvolviam as suas atividades em modalidade presencial. Neste contexto importa assegurar que este movimento crescente para a adoção de práticas de ensino on-line se estabeleça como um fator facilitador da inclusão de todos os estudantes ao invés de se tornar um fator gerador de novas exclusões. Nessa perspetiva desenvolveu-se esta pesquisa centrada na questão de saber como poderá um ambiente virtual de ensino e aprendizagem constituir-se como um espaço de interação entre estudantes com surdez e estudantes ouvintes, Tendo por base a perspectiva da educação inclusiva no ensino de pessoas com surdez, operacionalizou-se a questão principal de investigação em duas sub-questões: Que práticas de uso da internet e das redes sociais são mais comuns entre as pessoas com surdez no Brasil? Como implementar cursos de formação on-line que atendam às necessidades de estudantes surdos e estudantes ouvintes? Desenvolveram-se dois estudos visando dar resposta às questões formuladas. O Estudo A intitulou-se “Caracterização do uso da Internet por pessoas com surdez, desenvolveu-se a partir da aplicação de um questionário junto da comunidade surda do Brasil. O Estudo B intitulou-se “Organização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível para alunos com surdez” e organizou-se em torno do desenvolvimento, implementação a avaliação de um curso on-line sobre Empreendedorismo Social direcionado as estudantes surdos e ouvintes. Através do Estudo A, determinou-se que, quanto às práticas de uso da internet e das redes sociais entre as pessoas com surdez no Brasil se verifica que a maioria dos sujeitos acede à internet e redes sociais a partir de smartphones e dentre as atividades mais realizadas está a conversação com amigos, sendo o meio digital mais acedido as redes sociais, nomeadamente o Facebook® e o WhatsApp®. O Estudo B, permitiu identificar dificuldades em implementar cursos on-line para estudantes com surdez e ouvintes, entre os quais se destacou a dificuldade em recrutar participantes e em assegurar a manutenção deles no curso. Em termos gerais, a apropriação dos saberes sobre o tema trouxe novo panorama sobre o objeto de pesquisa, apontando novos desafios relativamente à educação de surdos no Brasil.
On-line environments have been constituting themselves as convivial spaces and spaces for teaching and learning. In recent decades we have witnessed the growing adoption of on-line education practices, both by education and training institutions specifically oriented to this area, and by corporate entities and educational institutions that, traditionally, developed their activities in face-to-face mode. In this context, it is important to ensure that this growing movement towards the adoption of on-line teaching practices is established as a facilitator of the inclusion of all students instead of becoming a factor that generates new exclusions. In this perspective, we developed this research focused on the following research question: How a virtual teaching and learning environment can be a space of interaction for deaf students? Based on the perspective of inclusive education in the education of people that are deaf, the main research question was operationalized in two sub-questions: What practices of internet and social media use are most common among deaf people in Brazil? How to implement on-line training courses that meet the needs of deaf and hearing students? Two studies were developed to answer these questions. Study A was entitled "Characterization of Internet use by deaf people”, developed from the application of a questionnaire to the deaf community in Brazil. Study B was entitled "Organization of an accessible virtual teaching and learning environment for deaf students" and was organized around the development, implementation, and evaluation of an on-line course on Social Entrepreneurship aimed for deaf and hearing students. Through Study A, it was determined that, regarding the practices of internet use and social networks among deaf people in Brazil it was found that most subjects access the internet and social networks from smartphones and among the most performed activities is the conversation with friends, and the digital media most accessed being social networks, namely Facebook® and WhatsApp®. Study B identified difficulties in implementing on-line courses for deaf and hearing students, among which were found difficulties in recruiting participants and ensuring their maintenance in the course. Overall, the appropriation of knowledge of the topic brought a new scenery on the research purpose, pointing new challenges regarding the education of the deaf in Brazil.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83328
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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