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https://hdl.handle.net/1822/83580
Título: | Avaliação de competências auditivas em crianças de idade escolar e o seu impacto na aprendizagem |
Outro(s) título(s): | Assessment of auditory skills in school-aged children and its impact on learning |
Autor(es): | Martins, Inês Maria Pimenta da Silva |
Orientador(es): | Carvalho, Graça Simões de Nunes, Cristiane Lima |
Palavras-chave: | Avaliação Competências auditivas Competências cognitivo-linguísticas Dificuldades de aprendizagem Idade escolar Assessment Auditory skills Cognitive-linguistic skills Learning difficulties School age |
Data: | 17-Mar-2023 |
Resumo(s): | A audição assume um papel preponderante no desenvolvimento cognitivo-linguístico da criança. Através
deste sentido é possível captar informações acústicas que, após serem processadas, permitem a
compreensão e a atribuição de significado à informação sonora, o que é imprescindível para uma
comunicação efetiva. À medida que o desenvolvimento ocorre e com a entrada da criança para o 1º
ciclo, as competências auditivas e cognitivo-linguísticas vão sendo cada vez mais importantes para o
desenvolvimento da leitura e escrita. Desta forma, é extremamente importante a avaliação destas
competências, assim como a investigação da sua relação, para que possam ser identificadas possíveis
dificuldades na aprendizagem, o mais precocemente possível. Para a avaliação das competências
auditivas e cognitivo-linguísticas são necessários instrumentos específicos e devidamente
formulados/adaptados para o português europeu. Na presente investigação utilizaram-se os seguintes
testes/protocolos de recolha de dados: Rastreio do Processamento Auditivo (RPA), Protocolo de Análise
Informal de Competências Auditivas (PAICA), "Auditory Processing Domains Questionnaire" (APDQ) e o
Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL). Os primeiros (RPA e PAICA) já se
encontravam em português europeu e prontos a serem utilizados. O APDQ foi traduzido do original em
inglês para o português europeu, e o PAHCL, em português do Brasil, foi adaptado para o português
europeu. Os instrumentosforam aplicados a uma amostra de 205 crianças, das quais 48 foram excluídas
por não reunirem critérios de inclusão. A amostra final passou, assim, a ser constituída por 157 crianças,
79 do sexo feminino e 78 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de
idade, do 1º ao 5º ano de escolaridade. Os dados obtidos foram tratados com recurso ao programa
estatístico IBM SPSS versão 26, tendo-se calculado as correlações pelo método de Spearman para níveis
de significância de 5% e 1%. Foram encontradas diversas correlações entre as tarefas do PAICA e as
tarefas do PACCL. Verificou-se que três das tarefas do PAICA: ((i) Discriminação dos Aspetos Temporais
– Duração dos Sons; (ii) Memória Auditiva Sequencial Verbal; e (iii) Separação Binaural - Palavras) se
correlacionavam, em geral, com as tarefas do PACCL – versão coletiva e individual. No seu todo, estes
resultados mostraram que as competências auditivas que envolvem o processamento temporal, o
processamento binaural e a memória sequencial verbal se encontravam correlacionadas com a
aprendizagem. Além disso, estes resultados vão ao encontro da informação descrita na literatura, na
qual vários autores salientam a importância destas competências no processo de aprendizagem. Assim,
através da avaliação das competências auditivas é possível sinalizar crianças em risco para possíveis
problemas na aprendizagem e/ou Perturbação do Processamento Auditivo Central, que devem ser
encaminhadas para avaliação formal/intervenção com especialistas da área, contribuindo assim para a
redução do impacto no insucesso escolar. Hearing assumes a preponderant role in the child's cognitive-linguistic development. Through this sense, it is possible to capture acoustic information that, after being processed, allows the understanding and attribution of meaning to sound information, which is essential for effective communication. As development occurs and the child enters the 1st cycle, auditory and cognitive-linguistic skills become increasingly important for reading and writing development. In this way, it is essential to assess these skills and investigate their relationship, so that possible difficulties in learning can be identified as early as possible. Specific instruments duly formulated/adapted for European Portuguese are necessary for assessing auditory and cognitive-linguistic competencies. In the present investigation, the following tests/data collection protocols were used: Auditory Processing Screening (APS), Protocol for Informal Analysis of Auditory Skills (PIAAS), Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ) and the Assessment Protocol for Cognitive-Linguistic Skills (APCLS). The first ones (APS and PIAAS) were already in European Portuguese and ready to be used. The APDQ was translated from the original English into European Portuguese, and the APCLS, in Brazilian Portuguese, was adapted into European Portuguese. The instruments were applied to a sample of 205 children, of which 48 were excluded for not meeting the inclusion criteria. The final sample thus consisted of 157 children, 79 female and 78 male, aged between 6 and 10 years old, from the 1st to the 5th grade. The data obtained were treated using the statistical program IBM SPSS version 26, and correlations were calculated using the Spearman method for significance levels of 5% and 1%. Several correlations were found between the PIAAS tasks and the APCLS tasks. It was found that three of the PIAAS tasks: ((i) Discrimination of Temporal Aspects – Sound Duration; (ii) Verbal Sequential Auditory Memory; and (iii) Binaural Sorting – Words) correlated, in general, with the tasks of the APCLS – collective and individual version. These results showed that auditory skills involving temporal processing, binaural processing and verbal sequential memory were correlated with learning. Furthermore, these results are in line with the information described in the literature, in which several authors emphasize the importance of these skills in the learning process. Thus, through the assessment of auditory skills, it is possible to signal children at risk for possible learning problems and/or Central Auditory Processing Disorders, who should be referred for formal evaluation/intervention with specialists in the area, thus contributing to the reduction of the impact on the school failure. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Física e Saúde Infantil) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83580 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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