Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83617

TítuloParticipação computacional na aprendizagem de uma linguagem de programação no ensino superior: um estudo multicasos
Outro(s) título(s)Computational participation in programming language learning in higher education: a multi-case study
Autor(es)Rodrigues, Gabryella
Monteiro, Ana Francisca
Osório, António José
Palavras-chaveProgramação introdutória
Programadores iniciantes
Aprendizado da programação
Participação computacional
Estudo de caso
Introductory programming
Novice programming
Learning programming
Computational participation
Case study
Data2022
EditoraInstitute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)
RevistaIberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
CitaçãoRodrigues, G., Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2022, June). Computational participation in programming language learning in higher education: a multi-case study. In 2022 17th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-4). IEEE.
Resumo(s)Aprender a programar envolve uma variedade de atividades cognitivas e representações mentais. Face à complexidade do problema e à intenção de apreender as particularidades e singularidades da experiência do estudante na aprendizagem da programação em contexto formal e não formal, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, a fim de caracterizar a complexa inter-relação da participação computacional no processo de aprendizagem da programação, sem a isolar do contexto natural em que se desenvolve, procurando atingir sua compreensão a partir da observação de múltiplos casos.
Learning to program involves a variety of cognitive activities and mental representations. Given the problem´s complexity and the intention to apprehend the particularity and peculiarity of student’s experience in learning programming informal and non-formal contexts, this research adopts a qualitative approach to characterize the complex interrelationship between computational participation and the learning process of programming, without isolating it from the natural context in which it develops, seeking to achieve its understanding from the observation of multiple cases.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83617
ISBN978-1-6654-9812-8
e-ISBN978-9-8933-3436-2
DOI10.23919/CISTI54924.2022.9820297
ISSN2166-0727
Versão da editorahttps://ieeexplore.ieee.org/document/9820297
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Algoritmo Metodologico - IEEE.pdf146,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID