Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84047

TítuloInovação do modelo de negócio para produtos de software – caso Plusconnected
Autor(es)Marques, Ana Beatriz Rodrigues
Orientador(es)Sá, Elisabete
Palavras-chaveF3M
Inovação
Modelo de negócio
Software para ITV
Vantagem competitiva
Business model
Competitive advantage
Innovation
Data14-Fev-2023
Resumo(s)A rápida inovação no mercado e a criação de novos produtos é um aspeto importante para as empresas se manterem competitivas (Melander, 2019). Particularmente, a inovação do Modelo de Negócio capacita a empresa a se tornar viável e a crescer em longo prazo (Keiningham, et al., 2020). Segundo os mesmos autores, as empresas devem inovar os seus produtos e ajustar os seus Modelos de Negócio de forma a lidarem com as rápidas dinâmicas do mercado. É neste contexto que foi desenvolvido este relatório de estágio com base num trabalho de três meses realizado na empresa F3M Information Systems. Esta empresa desenvolveu um software inovador para a indústria têxtil e de vestuário, que pretende facilitar a comunicação, reduzir as perdas de tempo e tornar históricos acessíveis entre os vários stakeholders e empresas do ecossistema. Com interoperabilidade semântica, permite às empresas acompanhar em tempo real todos os processos dos fornecedores e stakeholders, e ainda uma comunicação rápida e centralizada, através de uma aplicação de mensagens para o software no computador (e app para o software no telemóvel). Assim, foi-me proposto analisar este novo produto, o Plusconnected, e identificar e avaliar alternativas de Modelos de Negócios para o mesmo. Para este propósito, foi primeiramente realizada uma análise SWOT, seguida e um estudo envolvendo os clientes e potenciais clientes da empresa para avaliar o valor percebido e a atratividade deste software. Os resultados mostraram que este novo software será bastante útil para as empresas, principalmente pela comunicação rápida e fluída entre as várias empresas do ecossistema. O estudo mostrou também que para as PMEs da ITV este tipo de produto é uma solução relevante e apelativa. Assim, o principal objetivo deste trabalho consistiu em propor um Modelo de Negócio para o produto Plusconnected, tendo sido necessário aplicar muitos dos conhecimentos adquiridos no Mestrado em Gestão e Negócios, no sentido de contribuir para um bom desempenho e uma boa estratégia de criação de valor por parte do produto em apreço.
The fast pace of innovation and creation of new products is an important aspect for companies to remain competitive (Melander, 2019). Namely, the innovation of Business Models, which enables the company to become viable and grow in the long term (Keiningham, et al., 2020). According to the same authors, companies must innovate their products, adjusting their Business Models to overcome the fast dynamics of the market. In this context, this work is based on a three-month internship at the company F3M Information Systems. This company has developed an innovative software for the textile and clothing industry, which aims to facilitate communication, reduce time wastage and make history accessible among the various stakeholders and companies in the ecosystem. With semantic interoperability, it allows companies to monitor in real time all the processes of suppliers and stakeholders, as well as fast and centralized communication, through a messaging application for the software on the computer (and app for the software on the mobile phone). Therefore, it was proposed to me to analyze this new product, Plusconnected, and to identify and evaluate alternative Business Models for it. For its’ development, I performed a SWOT analysis followed by a study involving the companies customers and potential customers to assess the perceived value and attractiveness of this software. The results showed that this new software will be very useful for companies, mainly due to the fast and fluid communication between the various companies in the ecosystem. This study also showed that for ITV's SMEs this type of product is a relevant and appealing solution. Thus, the main objective of this work consisted in propose a Business Model for the Plusconnected product, in which I intended to apply much of the knowledge acquired in the master’s in Business and Management, in order to contribute to a good performance and a good value creation strategy enhancing by the product in question.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84047
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Rodrigues Marques.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID