Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84050

TítuloImpacto da pandemia covid-19 no comportamento de compra dos consumidores portugueses: compras de pânico e compras por impulso
Autor(es)Pinheiro, Ana Catarina Veríssimo
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveComportamento do consumidor
Compras por impulso
Compras de pânico
Escassez percebida
Gravidade percebida
Pandemia COVID-19
Risco percebido
Consumer behaviour
COVID-19 pandemic
Impulse purchases
Perceived scarcity
Perceived severity
Panic shopping
Perceived risk
Data26-Jul-2022
Resumo(s)O comportamento de compra do consumidor é uma componente essencial a ter em conta no mundo dos negócios. Deste modo, é fulcral compreender os fatores que poderão efetuar alterações nesse comportamento, a fim de continuar a garantir a eficácia na comercialização dos produtos adequados para os consumidores certos do modo mais eficaz possível. O surgimento inesperado da pandemia COVID-19 despertou sentimentos de medo, ansiedade e incerteza, que desencadearam mudanças psicológicas com consequências no comportamento do consumidor. Nesse cenário, surgiu uma clara preocupação tanto para as empresas quanto para os governos em compreender como a crise da COVID-19 afetaria o comportamento de compra do consumidor. Desta forma, a investigação sobre esta temática mostrou que, durante a pandemia COVID-19, as compras de pânico e compras por impulso aumentaram significativamente. Ainda, destacou diversos fatores com impacto nesses comportamentos. Neste estudo são exploradas as seguintes variáveis: risco percebido, escassez percebida e gravidade percebida. Assim, o presente estudo tem, então, como principal objetivo compreender o impacto que os fatores supracitados tiveram nas compras de pânico e compras por impulso durante a fase inicial da pandemia COVID-19, analisando uma amostra de consumidores que residem em Portugal. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e foram recolhidos dados através de um inquérito online, obtendo 126 respostas válidas. Os resultados mostram que o risco percebido e a escassez percebida influenciam positivamente as compras de pânico e compras por impulso. Em contrapartida, a gravidade percebida não revelou ter uma influência significativa nas compras de pânico e compras por impulso. Estes resultados poderão auxiliar as organizações e governos na identificação precoce de tais mudanças sociais e necessidades emergentes, para deste modo reagirem melhor e mais rápido, e se adaptarem a desastres semelhantes no futuro. Em particular, é importante tranquilizar os clientes, dando lhes a garantia sobre a disponibilidade de stocks para garantir que todos os indivíduos têm acesso aos bens necessários e que há opções para a compra online, e outras opções para a entrega segura de compras.
Consumer buying behavior is an essential component to take into account in the business world. In this way, it is crucial to understand the factors that may affect this behavior, in order to continue to guarantee the effectiveness of marketing the right products to the right consumers in the most effective way possible. The unexpected emergence of the COVID-19 pandemic aroused feelings of fear, anxiety and uncertainty, which triggered psychological changes with consequences in consumer behavior. In this scenario, there was a clear concern for both companies and governments to understand how the COVID 19 crisis would affect consumer buying behavior. This way, research on this topic has shown that, during the COVID-19 pandemic, panic purchases and impulse purchases have increased significantly. It also highlighted several factors that impact these behaviors. In this study, the following variables are explored: perceived risk, perceived scarcity and perceived severity. Thus, the present study has the main objective of understing the impact that the aforementioned factors had on panic purchases and impulse purchases during the initial phase of the COVID-19 pandemic, analyzing a sample of consumers residing in Portugal. A quantitative methodology was used and data were collected through an online survey, obtaining 126 valid responses. The results show that perceived risk and perceived scarcity positively influence panic and impulse purchases. In contrast, perceived severity was not found to have a significant influence on panic and impulse purchases. These results will help organizations and governments to identify such social changes and emerging needs in time, in order to react better and faster, and adapt to similar disasters in the future. In particular, it is important to soothe customers by assuring them the availability of stocks to ensure that all individuals have access to needed goods and that there are options for online shopping and other options for the safe delivery of purchases.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84050
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Verissimo Pinheiro.pdf863,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID