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https://hdl.handle.net/1822/84103
Título: | A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa |
Outro(s) título(s): | The music we listen to: an exploratory study with students of the basic music course of the Conservatório do Vale do Sousa [Portugal] |
Autor(es): | Ribeiro, António José Pacheco |
Palavras-chave: | Com textos musicais Gosto musical Tipologias musicais Conservatório do Vale do Sousa Musical texts Musical taste Musical typologies Conservatório do Vale do Sousa |
Data: | 30-Dez-2022 |
Editora: | Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) |
Revista: | Opus |
Citação: | Ribeiro, A. J. P. (2022). A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa. Opus, [S.l.], v. 28, pp. 1-15, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2022.28.29 |
Resumo(s): | Este artigo resulta do trabalho de investigação desenvolvido com alunos do 9 º ano de escolaridade do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa , no âmbito da disciplina de Com Textos Musicais. O projeto de investigação pretendeu esclarecer o papel da música no contexto social e cultural dos alunos envolvidos no que concerne ao seu valor e significado; pretendeu, de igual modo, aferir a relevância da disciplina para a matriz curricular do respetivo curso , considerando que a mesma se constitui como oferta
complementar. A metodologia de investigação utilizada aproximou-se do estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados incidiram nos inquéritos por questionário. Os resultados obtidos sublinham que o contexto, considerando a idade, o género e a situação profissional, afeta o gosto musical. Os alunos vivenciam um determinado contexto muito próprio, o seu gosto musical incide no pop/rock e a música portuguesa não tem representação. Os pais e avós retratam-se em outro contexto , o gosto musical incide na música popular/ tradicional portuguesa , porém, na sua juventude, este grupo preferia também o pop/rock. O valor e significado atribuídos à música variam de acordo com os intervenientes . Os alunos encaram a música como fonte de sentimentos e emoções; os pais e familiares apreciam a música numa perspetiva de diversão e entretenimento. A disciplina de Com Textos Musicais é pertinente no plano de estudos do Curso Básico de Música, mas necessita de esclarecimentos oportunos. O currículo escolar do Conservatório do Vale do Sousa necessita de incorporar diferentes tipologias musicais. This article is the result of research carried out with ninth-grade students enrolled in the “Basic Music Course” of the Conservatório Vale do Sousa (Portugual) [Vale do Sousa Conservatory], within the scope of the class subject “Com Textos Musicais” [With Musical Texts]. The project intended to clarify the role of music within the social and cultural context of the students involved regarding its value and meaning; it also intended to assess the discipline’s relevance to the curricular matrix of the course considering that it constitutes a complementary course offering. The research methodology was similar to a case study and data collection applied questionnaire surveys. The results underline that context--considering age, gender, and professional situation--affects musical taste. Students experience a particular context of their own, their musical taste focuses on pop/rock while Portuguese music is not represented. The parents and grandparents portray themselves in another context, their musical taste focuses on popular/traditional Portuguese music, however, in their youth, this group also preferred pop/rock. The value and meaning attributed to music varies according to the type of participant. Students perceive music as a source of feeling and emotion; parents and relatives appreciate music from a perspective of fun and entertainment. The course subject Com Textos Musicais is relevant to the Basic Music Course curriculum but requires timely clarification. The curriculum of the Conservatório Vale do Sousa needs to incorporate different musical typologies. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84103 |
DOI: | 10.20504/opus2022.28.29 |
ISSN: | 1517-7017 |
Versão da editora: | https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2022.28.29/pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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