Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84115
Título: | A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido |
Outro(s) título(s): | The child and play: between the thought world and the world lived |
Autor(es): | Khun, Roselaine Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Brincar Se movimentar Fenomenologia Corporeidade Representações Self move Phenomenology Corporeality Representations Play |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidad de Extremadura |
Citação: | Khun, R. & Camilo Cunha, A. (2014). A Criança e o Brincar: Entre o Mundo Pensado e o Mundo Vivido. In A. P. Costa; L. P. Reis; F. N. Souza & R. Luengo. Atas do 3º Congresso Ibero-Americano en Investigação Qualitativa - CIAIQ (379-380). Universidade de Extremadura, Badajoz, ES. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/article/view/503 |
Resumo(s): | O projeto investiga duas dimensões do brincar: uma racional e outra fenomenológica. Pesquisa as representações que crianças e adultos tem sobre o objeto, objetivando conhecê-las. Acreditamos que há diferenças profundas entre as representações das crianças e adultos e que as manifestações que “aparecem” nas práticas de brincar e se movimentar em liberdade das e entre as crianças são predominantemente ontológicas, existenciais e fenomenológicas. A abordagem é qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados serão entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e filmagens. A interpretação será efetuada a partir da análise de conteúdo. Os sujeitos são crianças de 4 a 6 anos e professores de uma escola de Educação Infantil de Braga-Pt. Estimamos sistematizar as representações sobre brincar construindo uma taxionomia de saberes que forneça o entendimento do fenômeno The project investigates two dimensions of play: one rational and other phenomenological. Search the representations that children and adults have about the object, in order to know them. We believe that there are profound differences between the representations of children and adults and that the statements "appear" in the practice of play and move self freely among children and the children are predominantly ontological, existential and phenomenological. The approach is qualitative in the ethnographic type. The instruments for data collection will be not-structured interviews, filming and field daily. The interpretation will be performed from the analysis’s content. The subjects are children 4-6 years and teachers of a school for early childhood education from Braga-Pt. We will estimate a systematic representations about playing building a taxonomy of knowledge that provides an understanding of the phenomenon. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84115 |
ISBN: | 978-972-8914-47-9 |
Versão da editora: | https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/issue/view/9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha 503-Texto Artigo-2006-1-10-20151207.pdf | 549,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons