Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84115

TítuloA criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido
Outro(s) título(s)The child and play: between the thought world and the world lived
Autor(es)Khun, Roselaine
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveBrincar
Se movimentar
Fenomenologia
Corporeidade
Representações
Self move
Phenomenology
Corporeality
Representations
Play
Data2015
EditoraUniversidad de Extremadura
CitaçãoKhun, R. & Camilo Cunha, A. (2014). A Criança e o Brincar: Entre o Mundo Pensado e o Mundo Vivido. In A. P. Costa; L. P. Reis; F. N. Souza & R. Luengo. Atas do 3º Congresso Ibero-Americano en Investigação Qualitativa - CIAIQ (379-380). Universidade de Extremadura, Badajoz, ES. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/article/view/503
Resumo(s)O projeto investiga duas dimensões do brincar: uma racional e outra fenomenológica. Pesquisa as representações que crianças e adultos tem sobre o objeto, objetivando conhecê-las. Acreditamos que há diferenças profundas entre as representações das crianças e adultos e que as manifestações que “aparecem” nas práticas de brincar e se movimentar em liberdade das e entre as crianças são predominantemente ontológicas, existenciais e fenomenológicas. A abordagem é qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados serão entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e filmagens. A interpretação será efetuada a partir da análise de conteúdo. Os sujeitos são crianças de 4 a 6 anos e professores de uma escola de Educação Infantil de Braga-Pt. Estimamos sistematizar as representações sobre brincar construindo uma taxionomia de saberes que forneça o entendimento do fenômeno
The project investigates two dimensions of play: one rational and other phenomenological. Search the representations that children and adults have about the object, in order to know them. We believe that there are profound differences between the representations of children and adults and that the statements "appear" in the practice of play and move self freely among children and the children are predominantly ontological, existential and phenomenological. The approach is qualitative in the ethnographic type. The instruments for data collection will be not-structured interviews, filming and field daily. The interpretation will be performed from the analysis’s content. The subjects are children 4-6 years and teachers of a school for early childhood education from Braga-Pt. We will estimate a systematic representations about playing building a taxonomy of knowledge that provides an understanding of the phenomenon.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84115
ISBN978-972-8914-47-9
Versão da editorahttps://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/issue/view/9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cunha 503-Texto Artigo-2006-1-10-20151207.pdf549,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID