Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84181

TítuloA excelência académica entorpecida
Outro(s) título(s)Dulled academic excellence
L’excellence académique ternie
La excelencia académica aletargada
Autor(es)Borges, Germano
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveExcelência académica
Meritocracia
Percursos estudantis
Academic excellence
Meritocracy
Student pathways
Excellence académique
Parcours scolaire des élèves
Méritocratie
Excelencia académica
Itinerarios estudiantiles
DataAbr-2023
RevistaRevista Lusófona de Educação
CitaçãoBorges, Germano & Torres, Leonor L. (2023). A excelência académica entorpecida. Revista Lusófona de Educação, 58, 13-30.
Resumo(s)A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantizada do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portuguesa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inquérito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.
The elitist version of academic excellence that has come to predominate in the educational system is that which defines it as exceptional performance, a distinctive quality of a few that transcends the standard of satisfactory performance, associated with the idea that students recognized for academic merit and integrated in “Frameworks of Excellence” are situated on the margins of academic discontinuities, in the logic of excellence for future memory. The romanticized vision of the ideal performance has been producing nebulous effects on student trajectories, exacerbating the pressure on those who aspire to remain at the heights of excellence. This article seeks to analyse the academic path and the transition to higher education of the “best students” from the scientific humanistic courses of the Portuguese public school. As part of a doctoral research involving more than 400 students, this article centres on the analysis of the higher education rankings of 142 of these students and their testimonies in a survey obtained by questionnaire and interview. The results show the effects of a one-dimensional narrative of excellence, strongly sustained by “results-oriented” logics, achieving an excellence that proved to be temporary and out of step with the standards of excellence required in higher education.
La version élitiste de l’excellence académique qui a fini par prédominer dans le système éducatif est celle qui la définit comme une performance exceptionnelle, une qualité distinctive de quelques-uns qui transcendent la norme de performance satisfaisante. Celle-ci est associée à l’idée que les étudiants, reconnus pour leur mérite académique et intégrés dans les « Tableaux d’Honneur », se situent en marge des discontinuités scolaires, dans une logique d’excellence pour la mémoire future. La vision romancée de l’idéal performatif produit des effets nébuleux sur les trajectoires des étudiants, exacerbant la pression sur ceux qui aspirent à se maintenir au niveau de l’excellence. Cet article vise à analyser le parcours académique et la transition vers l’enseignement supérieur des « meilleurs élèves » des filières générales de l’école publique portugaise. Dans le cadre d’une recherche de doctorat impliquant plus de 400 étudiants, cet article porte sur l’analyse des classements de l’enseignement supérieur de 142 de ces étudiants et de témoignages donnés lors d’une enquête menée par questionnaire et entretien. Les résultats montrent les effets d’un récit unidimensionnel de l’excellence, fortement soutenu par des logiques de « résultats », l’excellence atteinte s’avérant temporaire et en décalage avec les standards d’excellence requis dans l’enseignement supérieur
La versión elitista de la excelencia académica que ha predominado en el sistema educativo es aquella que la define como un rendimiento excepcional, una cualidad que distingue a los pocos que trascienden la norma del rendimiento satisfactorio, asociada a la idea de que los estudiantes reconocidos por su mérito escolar y que forman parte de los “cuadros de honor” se encuentran al margen de discontinuidades escolares, según la lógica de una excelencia perdurable. La visión romantizada del ideal del rendimiento ha producido efectos difusos en las trayectorias de los estudiantes, exacerbando la presión sobre aquellos que aspiran a mantenerse en el plano de la excelencia. Este artículo se propone analizar la trayectoria académica y la transición la enseñanza superior de los “mejores alumnos” de los cursos científico-humanísticos de la escuela pública portuguesa. Inscrito en el marco de una investigación doctoral en la que participaron más de 400 estudiantes, este artículo se centra en el análisis las calificaciones en la enseñanza superior de 142 de estos alumnos, y en los testimonios recopilados a través cuestionarios y entrevistas. Los resultados ponen de manifiesto los efectos de una narrativa unidimensional de la excelencia, firmemente sustentada en lógicas «resultadistas”, donde la excelencia alcanzada se revela temporal y alejada de los estándares de excelencia exigidos en la enseñanza superior.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84181
DOI10.24140/issn.1645-7250.rle58.01
ISSN1645-7250
Versão da editorahttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/840
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
8749-Texto do artigo-25145-1-10-20230424.pdf514,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID