Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84404

TítuloDas ruas aos terreiros: reflexos das raízes populares nas políticas culturais de Arouca
Outro(s) título(s)From the streets to the square: reflections of popular roots in Arouca cultural policies
Autor(es)Almeida, Maria Teixeira de
Orientador(es)Ribeiro, Rita
Palavras-chaveArouca
Cultura
Cultura popular
Políticas culturais
Culture
Culture policies
Folk culture
Data23-Jan-2023
Resumo(s)Integrado no Mestrado em Sociologia, com especialização em Cultura, Lazer e Turismo, o presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular realizado na Câmara Municipal de Arouca. Compreendendo a cultura popular como um fenómeno multifacetado, esta investigação propôs-se a explorar as linguagens populares das políticas culturais de Arouca e, mais especificamente, entender o envolvimento dos parceiros culturais na organização e desenvolvimento de projetos; analisar o papel das políticas culturais na promoção da cultura local; entender os diferentes processos de apropriação, ressignificação e recontextualização da cultura popular; compreender o papel do poder autárquico na valorização e salvaguarda da cultura local; analisar e descrever eventos culturais e explorar as dinâmicas socioculturais intrínsecas aos diversos eventos. Até então uma temática pouco explorada no concelho, este relatório visa averiguar a forma como a cultura popular é integrada nas diferentes atividades culturais do município de Arouca. Atualmente, a cultura popular está suscetível a um conjunto de processos de mercantilização e apropriação cultural que transformam esta esfera num espaço ativo de dominação e resistência cultural. Sempre em constante comunicação com a cultura erudita e a cultura de massas, a cultura popular é continuamente reinventada na arena cultural para se adaptar aos padrões das elites e às exigências do mercado. Numa tentativa de analisar este fenómeno nas políticas culturais de Arouca, partiu-se dos conceitos de “cultura” e “cultura popular” para traçar as dinâmicas de apropriação/dominação e de massificação cultural presentes nas práticas do município. Partindo então deste pressuposto, elaborou-se um quadro alargado de análise das políticas culturais arouquenses e foram analisados quatro casos práticos: o Festival da Castanha, o Concerto de Natal, a Queima do Velho e os espetáculos “A Eira das Bruxas” e “O Poço do Bispo”. Através da entrevista e da observação direta, fez-se uma análise indutiva com enfoque nos vários fatores, contextos e processos implícitos aos eventos e políticas culturais em estudo. Com base nesta recolha de dados, foram identificadas as diferentes formas como a cultura popular é apropriada e incorporada nas manifestações culturais do concelho.
As part of the master degree in Sociology with specialization in Culture, Leisure and Tourism, this report was carried out within the scope of the curricular internship at Arouca’s town hall. Understanding folk culture as a multifaceted phenomenon, this research set out to explore the popular languages of Arouca’s cultural policies and, more specifically, to understand the involvement of cultural partners in the organization and development of projects, to analyse the role of cultural policies in promoting local culture, to understand the different processes of appropriation, resignification and recontextualization of popular culture, to understand the role of municipal power in valuing and safeguarding local culture, analysing and describing cultural events and exploring the sociocultural dynamics intrinsic to the various events. Therefore a subject little explored in the city, this report aims to investigate how folk culture is integrated in different cultural activities of Arouca’s municipality. Currently, folk culture is susceptible to a set of processes of commodification and cultural appropriation that transform this sphere into an active space of domination and cultural resistance. Always in constant communication with high culture and mass culture, folk culture is continually reinvented in cultural arena to adapt to elite standards and market demands. In an attempt to analyse this phenomenon in Arouca’s cultural policies, the starting point was “culture” and “folk popular” concepts to trace the dynamics of appropriation/domination and cultural massification in the municipal’s practices. Based on this assumption, a broad framework for the analysis of Arouca’s cultural policies was elaborated and four practical cases were analysed: Festival da Castanha, Concerto de Natal, Queima do Velho and “A Eira das Bruxas” and “O Poço do Bispo” shows. Through the interview and direct observation, an inductive analysis was carried out focusing on various facts, contexts and processes implicit in cultural events and policies under study. Based on this data collection, folk cultures were identified as appropriated and integrated into cultural manifestations of “other cultures” type.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Sociologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84404
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CICS-UMINHO - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations
DS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Teixeira de Almeida.pdf4,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID