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TítuloPrograma de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente numa perspetiva multinível (RTI)
Autor(es)Neves, Roberta
Carvalho, Graça Simões de
Cruz, Joana
Palavras-chaveProcessamento auditivo
Competências auditivas
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoNeves, R., Carvalho, G.S. & Cruz, J. (2022) Programa de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente numa perspetiva multinível (RTI). In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.38-39
Resumo(s)Introdução: Durante a infância, abrem-se janelas de oportunidades para o desenvolvimento que servem de base para as aprendizagens futuras. O papel da audição é determinante para o desenvolvimento da linguagem que, posteriormente, servirá de alicerce para a alfabetização. As competências de literacia emergente que englobam a consciência fonológica, consciencialização da escrita, linguagem oral, motivação para a leitura entre outras, predizem bom desempenho na alfabetização e, quando estimuladas, favorecem o processo de aquisição da leitura e da escrita. O modelo de resposta à intervenção é uma abordagem multinível que é operacionalizado em três níveis de prevenção. A partir de um despiste universal, pretende-se promover uma intervenção de base científica e sistemática que facilite a melhoria das competências preditoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Objetivos: Descrever a implementação de um programa de estimulação de competências auditivas e de literacia emergente na perspetiva multinível RTI (“Response to Intervention”). Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico referente ao RTI e às competências a serem estimuladas. Foram selecionadas as competências relacionadas com o processamento auditivo e a literacia emergente. Para o programa de estimulação, foram construídas atividades que contemplassem as competências auditivas integradas às competências de literacia emergente. Os exercícios foram elaborados respeitando o grau de complexidade das tarefas e produzidos utilizando o programa “Audacity” e a plataforma “Genially”. Resultados O programa de estimulação construído reflete o que conceitualmente é consensual na promoção das competências do processamento auditivo e da literacia emergente na educação pré-escolar. Conclusões: As estratégias e recursos utilizados no programa de intervenção puderam ser implementados numa lógica universal e/ou complementar, face aos Resultados obtidos em despistes universais.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84511
ISBN978-972-8952-81-5
Versão da editorahttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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