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TítuloEstudo com educadores de infância - validação de checklists de identificação de risco linguagem para 3, 4 e 5 anos
Autor(es)Aguiar, Aliaska
Carvalho, Graça Simões de
Herrera, Simone Lopes
Palavras-chaveChecklists
Educadores de infância
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoAguiar, A., Carvalho, G.S. & Herrera, S. L. (2022) Estudo com educadores de infância - validação de checklists de identificação de risco linguagem para 3, 4 e 5 anos. In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.39-40
Resumo(s)Introdução: A vigilância da linguagem integradora na promoção da saúde infantil, com checklists são úteis à identificação precoce das perturbações. Objetivos: O objetivo do estudo piloto com 45 educadores do ensino infantil foi a validação final dos três checklists de identificação de risco para as faixas etárias de 3, 4 e 5 anos. Metodologia: A amostra foi constituída por 45 educadores da infância de escolas brasileiras privadas que atuam com os três grupos etários (3, 4 e 5 anos) com nível socioeconômico (NSE) variado. A recolha de dados foi realizada na Região Sudeste do Brasil, na cidade de São Paulo - SP. Os educadores selecionados para o estudo piloto eram todos de escolas privadas, graduados em Pedagogia, do gênero feminino e masculino, com faixa etária variante entre 30 e 65 anos, experientes na atuação prática pedagógica do jardim de infância e atuantes com os grupos etários de três a cinco anos. Os três checklists 4 foram inseridos em uma plataforma (Google Forms) para serem respondidos online pelos 45 educadores da infância que trabalham com as faixas etárias: Checklist de Identificação de risco de Linguagem 3 anos; Checklist de Identificação de risco de Linguagem 4 anos; Checklist de Identificação de risco de Linguagem 5 anos. Resultados: Os Resultados revelaram dupla vantagem: apreciação do educador dentro do contexto educacional, e a vigilância de alerta da linguagem infantil, o que comprovou a necessidade de ações de formações de saúde para o sistema educativo, como o uso dos “Checklists. Conclusões: O impacto de ações educacionais instrumentalizadas, como uso dos checklists em contextos educacionais, cooperam nas formas de atenção como investimento de vigilância do desenvolvimento, melhor desempenho de competências cognitivas e da linguagem, fundamentais para o sucesso escolar e saúde da linguagem, bem como benefícios econômicos de investimento na primeira infância para prevenção de perturbações de linguagem e promoção da saúde.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84513
ISBN978-972-8952-81-5
Versão da editorahttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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