Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84516

TítuloQual a relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas?
Autor(es)Martins, Inês
Nunes, Cristiane Lima
Capellini, Simone Aparecida
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveCompetências cognitivo-linguísticas
Competências na aprendizagem
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMartins, I., Nunes, C.L., Capellini, S.A. & Carvalho, G.S. (2022) Qual a relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas? In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.59-60
Resumo(s)Introdução: Está descrito, na literatura internacional, que as competências auditivas e as competências cognitivo-linguísticas estão relacionadas entre si e desempenham um papel fundamental na aprendizagem. No entanto, a forma essas competências se relacionam, não é clara. Objetivos: Comparar as respostas auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; Identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas mais relacionadas. Metodologia: Para a realização deste estudo foi reunida uma amostra, de 157 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes a um agrupamento de escolas da zona norte de Portugal. Todas as crianças foram avaliadas com recurso ao Protocolo de Avaliação Informal de Competências Auditivas (PAICA) e ao Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas (PACCL – versão coletiva). Foram calculadas as correlações de Spearman, para níveis de significância de p=0,005 e p=0,001. Resultados: Foram encontradas diversas correlações entre as tarefas do PAICA e as tarefas do PACCL – versão coletiva. Observa-se que três das tarefas do PAICA (Discriminação dos Aspetos Temporais - Duração dos Sons, Memória Auditiva Sequencial Verbal, Separação Binaural - Palavras) encontram-se correlacionadas, de um modo geral, com as tarefas do PACCL – versão coletiva (Escrita do alfabeto em sequência; Cópia de formas; Cálculo matemático; Escrita sob ditado de palavras; Repetição de números em ordem aleatória), para níveis de significância de p=0,05 e p=0,01. Conclusões: Estes Resultados mostram, que o processamento temporal, o processamento binaural e a memória sequencial verbal se encontram correlacionadas com a aprendizagem. Além disso, estes Resultados vão ao encontro da informação descrita na literatura, na qual vários autores salientam a importância destas competências no processo de aprendizagem.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84516
ISBN978-972-8952-81-5
Versão da editorahttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9CIS_p59-60_CompetenciasCognitivas.pdf277,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID