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dc.contributor.authorFernandes, José António-
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina Fernandes de-
dc.contributor.authorRibeiro, Sónia Alexandra-
dc.date.accessioned2008-12-16T17:37:17Z-
dc.date.available2008-12-16T17:37:17Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citation“Zetetiké”. ISSN 0104-4877. 15:28 (2007) 27-61.en
dc.identifier.issn0104-4877-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8454-
dc.description.abstractEmbora nem sempre seguindo um percurso claramente definido, a Estatística vem sendo incluída progressivamente nos programas escolares portugueses e é actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que achámos pertinente investigar o tipo de ensino que é implementado na sala de aula, designadamente no 7.º ano de escolaridade. No estudo participaram três professoras de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico e secundário, que leccionavam o 7.º ano de escolaridade, tendo os dados sido recolhidos através da observação das aulas em que foi leccionada a unidade de Estatística do 7.º ano, de um diário de bordo e de duas entrevistas semi-estruturadas às professoras. No presente texto trataremos a questão das tarefas propostas pelas professoras, designadamente a sua contextualização e a sua origem, os objectivos a elas inerentes, as dificuldades sentidas pelos alunos na sua resolução e os aspectos da implementação das tarefas na sala de aula. Neste âmbito, em termos de resultados, destaca-se o recurso a tarefas — nas quais os alunos sentiram muitas dificuldades — com contextualizações diversas, quase sempre fechadas e com origem nas professoras e nos manuais escolares, privilegiando um conhecimento factual e procedimental. Na implementação das tarefas, os alunos trabalharam, quase sempre, individualmente, prevaleceu uma metodologia de ensino tradicional e privilegiou-se uma comunicação expositiva, centrada no professor e enfatizando os conhecimentos e a memorização.en
dc.description.abstractAlthough it did not always follow a clearly defined path, statistics has progressively been included in the school programs in Portugal and currently taught in all teaching levels. In this context, in which this theme’s importance has been growing, we considered relevant to investigate the kind of teaching that is implemented in the classroom, in particular in the 7th grade. Three third cycle and secondary maths teachers, who were teaching the 7th grade, participated in the study. Data collected through the observation of classes, a diary and two semi-structured interviews to the teachers. In this study, we will discuss the tasks proposed by the teachers, in particular their contextualization and origins, their objectives, the difficulties faced by the students in their handling and classroom implementation aspects. In this regards, in terms of results, we highlight the use of tasks with varied contexts, originated in the teachers, and in the textbooks, privileging a factual and procedural knowledge, mostly closed, which found to be more difficult by the students. In the task implementation, the students worked mostly individually, the traditional teaching methodology prevailed and was privileged the expositive communication, centred in the teacher and emphasising knowledge and memorization.en
dc.language.isoporen
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãoen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectEnsino de estatísticaen
dc.subjectFormação de professoresen
dc.subjectTarefas de estatísticaen
dc.subjectEstudo de casoen
dc.subjectStatistics teachingen
dc.subjectTeachers trainingen
dc.subjectStatistical tasksen
dc.subjectCase studyen
dc.titleCaracterização e implementação de tarefas de estatística : um exemplo no 7.º ano de escolaridadeen
dc.title.alternativeCharacterisation and implementation of statistics tasks : an example with 7th grade studentsen
dc.typearticleen
dc.peerreviewedyesen
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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