Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84716

TítuloO ensino da música em regime articulado: Projecto de investigação-ação no conservatório do Vale do Sousa
Autor(es)Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEnsino vocacional da música
Ensino genérico da música
Ensino de guitarra em grupo
Ensino articulado
Vocational music education
Specialized music education
General music education
Guitar Group Teaching
Music articulated regime of student attendance
Data2010
EditoraAssociação Brasileira de Educação Musical: ABEM
CitaçãoRibeiro, A. J. e Vieira, M. H. (2010, 28 de Set. a 1 de Out.). O ensino da música em regime articulado: Projecto de investigação-ação no conservatório do Vale do Sousa. In Anais do XIX congresso anual da associação brasileira de educação musical. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, pp. 1424-1434.
Resumo(s)A comunicação aqui apresentada resulta do processo de trabalho em curso, em torno do ensino da música em regime articulado numa escola de música do ensino artístico especializado (Conservatório do Vale do Sousa) e numa escola do ensino genérico (pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Pinto de Vasconcelos). Este trabalho de investigação pretende questionar o actual conceito de escola vocacional de música e promover políticas para o desenvolvimento de uma educação artística que contemple um quadro de referências de articulação entre o ensino vocacional e o genérico. Neste sentido, propõe-se, concretamente, desenvolver a literacia musical no Ensino Básico, constatar semelhanças, diferenças, perspectivas e motivações entre o tipo de população escolar que frequenta o ensino vocacional e o genérico, assim como, averiguar da possibilidade de novas práticas pedagógicas do ensino do instrumento em ambos os ramos de ensino. O desenho do estudo assenta numa perspectiva metodológica de Investigação – Acção considerando dois grupos de trabalho diferenciados constituídos por crianças que frequentam o 2º ciclo do Ensino Básico: um do ensino vocacional e outro do ensino genérico. Recorrendo a instrumentos de recolha de dados como registos de observação e áudio, inquérito por questionário, entrevistas semi-estruturadas, fichas sínteses dos sujeitos intervenientes e concerto final, pretende-se a aquisição de dados que, após análise qualitativa, permitam reflectir e obter conclusões sobre o ensino da música e da Guitarra na escola vocacional e na escola genérica.
The oral presentation delivered and summarized here results from an ongoing work process around the teaching of music in an articulated regime of student attendance in a music school of specialized education (Conservatório do Vale do Sousa) and in a general school (belonging to the Dr. Manuel Pinto de Vasconcelos School Grouping). This action-research project aims to question the current concept of “vocational school of music” and to promote policies for the development of an artistic education that contemplates a frame of reference of articulation between vocational and general education. In this sense, the goal is to develop music literacy in Basic Education, and to analise similarities, differences, perspectives and motivations between the type of school population that attends vocational education and the general one, as well as to ascertain the possibility of new pedagogical practices of instrumental teaching in both branches of education. The design of the study is based on a methodological perspective of Action-Research and considered two different working groups made up of children attending the 2nd cycle of Basic Education: one of vocational education and the other one of general education. Using data collection instruments such as observation and audio records, questionnaire survey, semi-structured interviews, summary sheets of the participants and final concert recording and observation register, it is possible to acquire data that, after qualitative analysis, may allow to reflect and to obtain conclusions about the teaching of music and guitar in vocational schools and general schools.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84716
ISBN978-85-7745-611-6
Versão da editorahttp://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte2.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pacheco e Vieira_2010 ABEM_Articulado Vale do Sousa.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID