Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8567

TítuloA interacção promovida por uma futura professora na aula de Matemática
Autor(es)Almeida, Matilde Gonçalves
Fernandes, José António
Data2008
EditoraSociedad Española de Investigación en Educación Matemática
CitaçãoLUENGO GONZÁLEZ, Ricardo [et al.], ed. lit. - “Investigación en educación matemática XII : actas del Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, 12, Badajoz, España, 2008”. Badajoz : Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, 2008. ISBN 978-84-934488-9-9. p. 587-597.
Resumo(s)Este artigo tem como principal objectivo descrever e analisar os modos de interacção oral de futuros professores de Matemática. No estudo que lhe serve de referência, de natureza qualitativa, adoptou-se uma metodologia de estudo de caso, envolvendo dois futuros professores de Matemática que integravam o núcleo de estágio orientado pela investigadora. Uma das futuras professoras, Sara, considera que devem prevalecer as interacções horizontais entre os alunos, advogando que estas são mais favoráveis a uma aprendizagem centrada no aluno e com compreensão. No ensino valoriza, sem sempre conseguir implementar, as discussões entre os alunos e o recurso a questões abertas como forma de clarificarem as suas ideias e de estimular estratégias alternativas de resolução das tarefas.
This article aims at describing and analysing the modes of oral interaction of mathematics trainee teachers. A qualitative methodology was used, based in the case studies of two trainee teachers that were part of the group supervised by the researcher. One of the trainee teachers, Sara, thinks that horizontal interactions between students should prevail, arguing that these favour a student centred learning based on comprehension of matters. In her practices she values, although not always successfully, discussions among students and resorts to open questions as a way of promoting the clarification of ideas and the arousal of alternative strategies for the resolution of tasks.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8567
ISBN978-84-934488-9-9
ISSN1888-0762
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008 XVIII SIEM.pdfDocumento principal3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID