Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8673

TítuloBreve contributo para uma história da luta pelos direitos de gays e lésbicas na sociedade portuguesa
Autor(es)Brandão, Ana Maria
Palavras-chaveMovimento gay e lésbico
Identidades sexuais
Direito à igualdade
DataAbr-2008
CitaçãoSEMANA PEDAGÓGICA DA UNIÃO DE MULHERES ALTERNATIVA E RESPOSTA, Braga, Portugal, 2008 – “Semana Pedagógica da União de Mulheres Alternativa e Resposta.” [S.l. : UMAR, 2008].
Resumo(s)A compreensão das formas de regulação da sexualidade está intimamente ligada às relações de género. As representações dominantes do que deve ser o exercício da sexualidade decorrem da concepção da existência de dois géneros opostos, irredutíveis e destinados à atracção e união mútuas. Este imaginário inclui a crença na heterossexualidade exclusiva como forma “natural” e “normal” de expressão amorosa e sexual e tem sustentado a preservação, no quadro da sociedade portuguesa, de legislação discriminatória face a todos aqueles cujas opções de vida escapam ao modelo por ela legitimado. Mas uma parte da questão da igualdade de direitos tem também que ser encarada sob o ângulo daqueles que são alvo da própria lei, e muito em especial, no caso que aqui nos interessa, do activismo gay e lésbico português.
TipoComunicação em painel
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8673
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Breve contributo.pdfDocumento principal257,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID