Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8783

TítuloSoluções construtivas em alvenaria
Autor(es)Gouveia, João P.
Lourenço, Paulo B.
Vasconcelos, Graça
Palavras-chaveAlvenaria
Soluções construtivas
Tecnologia
Regulamentação
Data2007
CitaçãoCONGRESSO NACIONAL DA CONSTRUÇÃO, 3, Coimbra, Portugal 2007 – “Congresso Construção 2007”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2007].
Resumo(s)Considera-se oportuno nesta comunicação apresentar um conjunto de considerações sobre Alvenaria Estrutural, uma vez que esta tecnologia construtiva não tem merecido a devida atenção por várias entidades responsáveis pela construção em Portugal. Verifica-se que a quase totalidade de edifícios de habitação, independentemente da sua tipologia, é executada por recurso a estruturas e processos de construção baseados pela tecnologia do betão armado, recorrendo normalmente a estruturas porticadas com posterior preenchimento com panos de alvenaria, e onde a sua quantificação é tomada em consideração apenas como parcela de custos na fase de orçamentação. Assim, pretende-se fazer referências a vantagens e desvantagens da construção em alvenaria estrutural e da sua execução, bem como apresentar sistemas e soluções construtivas em alvenaria simples, confinada e armada. Pretende-se ainda referir materiais e algumas exigências construtivas bem como apresentar detalhes de execução considerados essenciais para uma implementação prática credível em Portugal.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8783
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gouveia3.pdfartigo775,6 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID